Cavaco Silva com melhor imagem

Grupo Marktest,  9 dezembro 2005

Cavaco Silva é o candidato presidencial com melhor índice de imagem, de acordo com os resultados de Novembro do Barómetro Marktest/DN/TSF.

Em Novembro, os residentes no Continente com 18 e mais anos inquiridos pelo Barómetro Marktest/DN/TSF deram a Cavaco Silva a melhor avaliação de desempenho no conjunto dos cinco candidatos presidenciáveis.

O índice de imagem de Cavaco Silva é de 29.4% neste mês. Este índice, que corresponde ao saldo entre as respostas que avaliam positivamente o seu desempenho e as que o avaliam negativamente ponderado pelo peso que as respostas expressas obtiveram, mostra como a avaliação global do seu desempenho é positiva e bastante superior aos restantes candidatos às próximas eleições presidenciais.

No conjunto dos entrevistados neste mês, 59.6% avaliaram positivamente o desempenho de Cavaco Silva, 24.7% atribuiram-lhe nota negativa e 15.7% não emitiram opinião.

Mário Soares é, pelo contrário, o candidato cujo desempenho é pior classificado, registando um saldo de -30.9%, o que significa que o seu desempenho é considerado negativo pela maioria dos inquiridos neste Barómetro.

Em Novembro, 25.1% dos entrevistados neste Barómetro consideraram positivo o desempenho de Mário Soares, 61.0% afirmaram ser negativo esse desempenho e 13.9% não responderam à questão.

Os restantes candidatos às próximas eleições presidenciais obtiveram um saldo de imagem positivo, com 17.3% para Manuel Alegre e 5.1% para Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã.

Estas opiniões são mais ou menos consensuais em todos os sectores da sociedade. Mário Soares recebe nota negativa em todos os quadrantes, excepto junto dos inquiridos que afirmam tencionar votar PS nas próximas eleições legislativas. Mesmo assim, o índice não vai além de 6.4%. A sua pior classificação vem dos inquiridos que afirmam tencionar votar PSD, com -73.4%.

Cavaco Silva recebe avaliação positiva de todos os sectores. O seu desempenho é melhor junto dos que tencionam votar PSD, que lhe atribuem um índice de 84.7%. Pelo contrário, a pior avaliação vem dos inquiridos que afirmam tencionar votar PS, com um índice de 6.5%.

Manuel Alegre tem igualmente um índice de imagem positivo junto de todos os tipos de inquiridos, com o melhor valor junto dos que tencionam votar PS, que lhe dão um índice de 37.4%, ao contrário dos residentes no Interior Norte, que lhe atribuem 6.9%.

Jerónimo de Sousa recolhe avaliações positivas junto da maioria dos inquiridos, com excepção dos residentes no Interior Norte, dos indivíduos com mais de 55 anos e dos que tencionam votar PSD, que lhe atribuem nota negativa. O valor mais baixo é observado junto deste grupo, com -13.2%. A melhor classificação é obtida junto dos residentes no Litoral Centro, com 21.9%.

Finalmente, Francisco Louçã obtém também maioria de classificações positivas, excepto junto dos indivíduos com mais de 55 anos e dos que tencionam votar PSD, que lhe atribuem nota negativa tal como a Jerónimo de Sousa. A melhor classificação é obtida junto dos que tencionam votar PS, com um índice de 25.6% e a pior junto dos que tencionam votar PSD, com -25.6%.

A análise efectuada tem como base os resultados de Novembro do Barómetro Marktest/DN/TSF, que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais