Presidenciáveis protagonizam mais tempo de informação na SIC

Grupo Marktest,  9 dezembro 2005

O Dossier Presidenciais 2006 disponível no nosso site tem como base informação dos serviços Telenews e Clipping da MediaMonitor e permite acompanhar a cobertura mediática dos candidatos às próximas eleições presidenciais, assim como os resultados das sondagens publicadas na imprensa nacional.

Na semana que decorreu entre 28 de Novembro e 4 de Dezembro de 2005, a SIC foi o canal que emitiu mais tempo de informação protagonizada pelos candidatos presidenciais.

Na semana em análise, foram 175 as notícias dos serviços regulares de informação da RTP1, 2:, SIC e TVI protagonizadas pelos candidatos às eleições Presidenciais de Janeiro. Estas notícias tiveram uma duração total de 7 horas e 39 minutos.

A TVI, com 60 notícias em que estas personalidades foram protagonistas, foi o canal que mais peças difundiu, mas a SIC foi o que lhes deu mais espaço em grelha, com mais de três horas.

As notícias da TVI representaram 35% do total protagonizado por estas personalidades, enquanto o espaço da SIC representou 41% do total que lhes foi dado no período. Para este factor contribuiu de forma importante a Grande Reportagem SIC sobre a morte de Sá Carneiro, que passou dia 3 de Dezembro no Jornal de Sábado. Esta notícia teve mais de 52 minutos de duração e onde tanto Mário Soares como Cavaco Silva foram protagonistas. Mesmo não considerando esta notícia, a SIC mantém-se como o canal que maior exposição deu a estas entidades em notícias por si protagonizadas.

Tal como nas últimas semanas, Mário Soares protagonizou o maior número de notícias, com 44 matérias. Manuel Alegre, com 25 peças, foi o que menos notícias protagonizou nos noticiários destes canais.

Mário Soares protagonizou também notícias de maior duração, com um total superior a 2 horas e 27 minutos. Manuel Alegre, pelo contrário, foi protagonista de notícias de menor duração total, um pouco mais que 52 minutos.

Quanto à duração média das notícias, foi Cavaco Silva que protagonizou matérias de duração média mais longa, de 3 minutos e 28 segundos, ao contrário de Francisco Louçã, com 1 minuto e 54 segundos.

Analisando o período posterior às eleições autárquicas (a partir da semana 41, com início a 10 de Outubro de 2005), vemos como todos os candidatos observam uma tendência de aumento das notícias por si protagonizadas e respectiva duração total.

Mário Soares lidera quer em número, quer em duração das notícias, responsável por 27.0% das notícias protagonizadas por estes candidatos e 37.1% da sua duração. Francisco Louçã é o segundo protagonista em número de notícias (18.7% do total), mas é Cavaco Silva que ocupa essa posição quanto à duração das notícias (28.9% da duração total).

Esta análise considera apenas as notícias protagonizadas por cada um destes candidatos emitidas nos serviços regulares de informação dos canais em análise, segundo a seguinte Nota Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais