Os médicos e os media

Grupo Marktest,  6 dezembro 2005
O Estudo de Audiência de Imprensa Médica da NOVADIR permite conhecer os hábitos de audiência dos médicos clínicos gerais.

Hábitos dos Médicos de Clinica Geral face aos meios de comunicação em geral

Em média, 78% dos Médicos têm o hábito de ler ou folhear Jornais Diários e 88% Jornais e Revistas Semanais (Imprensa Generalista).

Relativamente ao hábito de ouvir Rádio, cerca de 97% referem ter o hábito de ouvir rádio e destes, 82% dizem que ouvem rádio diariamente.

Quanto ao meio Televisão, 98% dos médicos referem ter o hábito de ver televisão, e destes, 86% fazem-no todos ou quase todos os dias.

Os Médicos e a utilização da Internet

55% dos Médicos costumam aceder à Internet, sendo que quase metade destes são utilizadores frequentes (46% referem utilizar a internet diariamente) contudo utilizam-na em sessões curtas, já que 83% referem despender menos de 1hora por cada sessão de acesso.

A procura de informação na Internet assume maior importância entre os médicos mais jovens (médicos com menos de 20 anos de prática clínica e que praticam clinica nos grandes centros urbanos: Grande Lisboa e Grande Porto).

Os resultados deste estudo revelam ainda que a utilização para fins profissionais e para fins académicos (78% e 76%) são os principais motivos pelos quais acedem à Internet sendo a Medicina a área/tema de maior interesse quando acedem à Internet, seguido do tema Ciência.

Relativamente ao hábito de leitura de jornais e revistas através da Internet, cerca de 1/3 dos Clínicos acedem à Internet com o objectivo de ler jornais ou revistas de informação geral bem como jornais ou revistas de imprensa médica.

Esta análise tem como base os resultados da 2ª vaga de 2005 do Estudo de de Audiência de Imprensa Médica da NOVADIR, que é realizado de forma regular junto de médicos que praticam Clínica Geral e Medicina Familiar. Contacte-nos para mais informações sobre este estudo.

Ficha técnica

Estudo regular realizado pela NOVADIR, junto de uma amostra aleatória de 305 médicos que praticam Clínica Geral e Medicina Familiar em Portugal Continental e Ilhas (para um intervalo de confiança de 95% o nível de erro para o total da amostra é de ± 5,5 pp). A selecção dos médicos foi aleatória a partir da base de dados médica da NOVADIR, realizada para os locais de trabalho - Centros de Saúde, Hospitais e Consultórios. A informação foi recolhida por entrevista telefónica através do método de CATI , durante Setembro e Outubro de 2005.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais