Presidenciáveis protagonizam mais notícias na TVI

Grupo Marktest,  2 dezembro 2005

O Dossier Presidenciais 2006 disponível no nosso site tem como base informação dos serviços Telenews e Clipping da MediaMonitor e permite acompanhar a cobertura mediática dos candidatos às próximas eleições presidenciais, assim como os resultados das sondagens publicadas na imprensa nacional.

Na semana que decorreu entre 21 e 27 de Novembro de 2005, foram 157 as notícias dos serviços regulares de informação da RTP1, 2:, SIC e TVI protagonizadas pelos candidatos à eleições Presidenciais de Janeiro. Estas notícias tiveram uma duração total de 4 horas e 54 minutos.

A TVI, com 56 notícias em que estas personalidades foram protagonistas, foi o canal que mais peças difundiu, dando também maior exposição a estas personalidades, ao dedicar-lhes mais tempo, num total superior a 1 hora e 38 minutos.

Tal como nas últimas semanas, Mário Soares protagonizou o maior número de notícias, com 48 matérias. Cavaco Silva, com 24 peças, foi o que menos notícias protagonizou nos noticiários destes canais.

Mário Soares protagonizou também notícias de maior duração, com um total superior a 1 hora e 31 minutos. Jerónimo de Sousa, pelo contrário, foi protagonista de notícias de menor duração total, um pouco menos que 45 minutos.

Quanto à duração média das notícias, foi Cavaco Silva que protagonizou matérias de duração média mais longa, de 2 minutos e 1 segundo, ao contrário de Francisco Louçã, com 1 minuto e 41 segundos.

Analisando o período posterior às eleições autárquicas (a partir da semana 41, com iníco a 10 de Outubro de 2005), vemos como todos os candidatos observam uma tendência de aumento das notícias por si protagonizadas e respectiva duração total.

Mário Soares lidera quer em número, quer em duração das notícias, responsável por 27.5% das notícias protagonizadas por estes candidatos e 27.3% da sua duração no período compreendido entre 10 de Outubro e 27 de Novembro de 2005. Manuel Alegre é o segundo protagonista em número de notícias (19.6% do total), mas é Cavaco Silva que ocupa essa posição quanto à duração das notícias (20.3% da duração total).

Na semana em análise, foram divulgados os resultados de duas sondagens sobre intenções de voto nas próximas Presidenciais, realizadas pela Marktest e pela Universidade Católica. Ambas as sondagens revelam Cavaco Silva como líder das intenções de voto, com 55.9% na sondagem da Marktest e 57% na da Católica. Manuel Alegre surge em segundo lugar, com 18.6% das intenções de voto na sondagem da Marktest e 17% na da Católica.

Estas eleições já motivaram 10 sondagens, que envolveram a realização de 7960 entrevistas, todas pelo método telefónico. A Aximage foi a que realizou um maior número de sondagens, 4, sendo responsável por 28.0% do total de entrevistas. A Marktest, com 3 sondagens, foi responsável pelo maior número de entrevistas, 30.3% do total. A Católica realizou 2 sondagens, com 22.2% das entrevistas e a Eurosondagem, uma, com 19.6% das entrevistas.

Esta análise considera apenas as notícias protagonizadas por cada um destes candidatos emitidas nos serviços regulares de informação dos canais em análise, segundo a seguinte Nota Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Asia Pacific 2020 - Insights Festival

    Evento ESOMAR, em parceira com o MRSI (Market Research Society India), com o tema D.R.I.V.E - DATA, Research, Insights, Vision e Excellence. Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento terá apenas transmissão online.

    2 e 3 de novembro de 2020

    ESOMAR

    events@esomar.org

  • Sustainability Summit 2020

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    5 de novembro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk