Notas sobre o último Congressso da Esomar Novadir, 2 dezembro 2005
![]() Francisca Azevedo, Directora Geral da NOVADIR Este congresso contou com cerca de 1.100 participantes de 85 países e, no alinhamento do que se tem vindo a verificar nos últimos anos, além da forte presença de participantes dos "tradicionais" países, neste evento anual da ESOMAR (leia-se Europa Ocidental e Central, Europa do Norte e América), verifica-se a crescente presença de "novos" países neste evento, inclusive com participação activa nas comunicações, nomeadamente participantes de países da Europa de Leste e da Ásia.
Se nos anos 60 se falava em "Marketing de Massas", as abordagens de investigação de mercado eram também essencialmente de natureza mais quantificada e com abordagens metodológicas de clara proporcionalidade aos universos dos consumidores gerais. Nos anos 80 passou a falar-se de "Marketing de Segmentação" e, como tal, a investigação de mercado tinha que corresponder a estas necessidades, sendo claramente os estudos de segmentação os mais procurados e forte valorização do processamento da informação. Hoje fala-se em "Marketing de Diversificação", mas também de "Neuromarketing", e "Marketing Lateral", entre outras correntes. O Consumidor deixou simplesmente de ser O consumidor para passar a ser os Grupos de Consumidor: "geração K", o "Meterossexual", "Tecnossexual", o "HiperConsumidor", "Cosmocrata", ... e na sequência e paralelamente na génese, mais uma mudança de paradigma nos estudos do consumidor, actualmente muito apoiados na psicologia social onde são muito valorizadas as técnicas de experimentação e interacção com o consumidor, em que as técnicas de acompanhamento são a palavra base. Neste enquadramento, este congresso seguiu à risca estas tendências, já que buzzwords como "semiotics", "ethnography", "holistic", "Cliente Centric vs Customer Centric"... foram as mais ouvidas e comuns à grande parte das comunicações apresentadas. Verifica-se assim uma gradual mudança de paradigma da parte mais racional para a vertente mais social e emocional dos consumidores, embora muitas vozes as apelidem de novas formas de investigação, e outras apenas de novas aplicações de técnicas já há muito existentes. Mas, paralelamente, um outro grupo de apresentações remeteu os seus conteúdo para o oposto desta perspectiva mais social e antropológica, ou seja, para uma dimensão mais matemática e predictiva, apresentações cujo tema principal eram o desenvolvimento de novos modelos virais com suportes nos espaços virtuais, e recorrendo às técnicas de modelagem de dados, simulação e probabilidades, transpondo a realidade e a experiência de UM indivíduo a uma escala mais global e de efeito de rede, realidades estas que estão também a induzir e suportar novos conceitos de marketing, como, por exemplo, o de "Marketing Tribal".
Foi por isso mais um congresso em que eu trouxe na bagagem muitos pontos de interrogação e várias notas de reflexão, mais do que propriamente respostas para as questões técnicas e metodológicas de aplicabilidade imediata na nossa actividade. Contudo estes insights são sempre enriquecedores, em que o principal desafio se prende com o saber como, quando e porquê incorporar estas novas ou renovadas metodologias nas investigações que ainda continuam a fazer parte do nosso dia-a-dia. Como nota, embora também muito relevante por todas as tendências referidas, está subjacente a dimensão que os estudos online estão crescentemente a ter, realidade bem patente até pelo peso importante que vários expositores dedicaram a esta vertente, quer a nível de novos desenvolvimentos e plataformas de recolha e softwares de tratamento da informação, quer de empresas que incorporam no seu portfólio esta abordagem.
Nota da Redacção: Francisca Azevedo teve oportunidade de partilhar estas e outras reflexões sobre este Congresso com todos os participantes do último Jantar-Colóquio da Apodemo, que decorreu no dia 29 de Novembro de 2005, numa intervenção muito apreciada e elogiada. |
Notícias
Notícias da mesma semana
- Chegou a senhora das manhãs...
- Uma família Portuguesa
- Presidenciáveis protagonizam mais notícias na TVI
- Notas sobre o último Congressso da Esomar
- Mais utilizadores de sites de Tv
- Observatório Mcom
- Publicidade online nos EUA cresce no 3º trimestre
- MediaMonitor TV Tops
- Você sabia que...
- Décima Segunda Jornada da Liga 2005/2006: Sporting – Guimarães
- Bareme-Imprensa Regional 2005 revela crescimento de leitura de jornais regionais
- 95% do Clínicos Gerais lêem Imprensa Médica
- PSD volta a liderar intenção de voto
- Mais de um milhão de consumidores de descafeinado
Dossiers ver mais
- Apodemo Talk - O mercado do medicamento em Portugal
A Apodemo realiza mais uma edição das Apodemo Talk, desta vez subordinada ao tema do mercado do medicamento em Portugal.
30 de junho de 2025
APODEMO
Edifício Monumental, Saldanha, Lisboa
- QSP Summit
O QSP SUMMIT é um evento de 3 dias focado em oferecer o melhor conteúdo nas áreas de management e marketing para líderes da indústria.
1 a 3 de julho de 2025
QSP - Consultoria de Marketing
Exponor, Matosinhos