O contacto com os possuidores de seguros
Grupo Marktest, 19 janeiro 2006

placeholderDe acordo com os dados do estudo Basef Seguros, da Marktest, a maior parte dos segurados afirma ser contactada pela companhia de seguros através de correspondência enviada para casa. Mas serão as formas actuais de contacto as preferidas pelos segurados?

Os resultados da 1ª vaga de 2005 do estudo Basef Seguros indicam que 47.7% dos residentes no Continente com 15 e mais anos e que possuem pelo menos um seguro são contactados pela(s) sua(s) companhia(s) de seguros através de mailings ou folhetos enviados para casa.

O segundo meio mais frequente de contacto com a entidade seguradora é através do mediador, referido por 30.2% dos segurados. O contacto pessoal e telefónico ronda os 15%, havendo 15.0% de inquiridos que afirma não ser contactado pela companhia de seguros.

Analisando as respostas dadas à questão "Quais os meios pelos quais gostaria de ser contactado pelas companhias de seguros", apercebemo-nos de algumas diferenças interessantes.

Embora a hierarquia dos meios de contacto preferidos corresponda globalmente à dos meios utilizados pelas seguradoras (mailings/folhetos, mediador, pessoais, telefónicos), vemos como a importância dada a cada um deles é diferente da utilizada pelas companhias.

placeholder

Assim, são menos os segurados que afirmam gostar de ser contactados através de mailings/folhetos, pelo mediador, pelos media e os que não querem ser contactados do que aqueles que dizem ser contactados através destes meios. Pelo contrário, são mais os que afirmam preferir ser contactados pessoalmente, por telefone ou por internet do que aqueles que dizem ser estes os meios de contacto das suas seguradoras.

Parece haver nesta questão, portanto, espaço para ajustar os meios de comunicação usados pelas companhias com os "gostos" dos que possuem ou usufruem de seguro.

De facto, 15.4% dos inquiridos afirma ser contactado pessoalmente pela seguradora enquanto 23.1% dos segurados refere preferir o contacto pessoal. Da mesma forma, se 15.3% dos segurados afirmam ser contactados pela seguradora pela telefone, são 22.1% os que gostariam de ser contactados telefonicamente. A internet, meio de contacto usado em 3.6% dos casos, recolhe a preferência de 11.5% dos segurados.

Esta análise foi realizada com base nos resultados da 1ª vaga de 2005 do estudo Basef Seguros da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais