Refeições fora de casa ao fim de semana
Segundo os dados do estudo Consumidor 2005 da Marktest, são mais os portugueses que tomam refeições fora de casa ao fim de semana do que de segunda a sexta-feira.
Grupo Marktest,  18 julho 2006

placeholder O Consumidor contabiliza 2565 mil indivíduos que dizem tomar refeições fora de casa de segunda a sexta-feira e 3142 mil que dizem fazê-lo aos fins de semana.

Estes números siginificam que, entre os residentes no Continente com 15 e mais anos, 30.9% fazem refeições fora de casa durante a semana e 37.8% ao fim de semana.

A variável mais dicriminante na análise destes indivíduos é a ocupação, seguida da classe social e da idade.

Tal como se observa no gráfico, os quadros médios e superiores são os que mais dizem fazer refeições fora de casa, mas são o único target que apresenta valores superiores aos dias de semana. Todos os restantes dizem ser mais frequente tomar as suas refeições fora de casa aos fins de semana do que de segunda a sexta feira. Entre os quadros médios e superiores, 63.8% diz tomar refeições fora de casa durante a semana e 59.3% aos fins de semana.

placeholder

As domésticas são, pelo seu lado, o grupo que mais diferenças apresenta entre os dias de semana e os fins de semana, pois apenas 5.2% diz tomar essas refeições fora de casa de segunda a sexta feira, enquanto 21.3% diz fazê-lo ao fim de semana.

Os mais jovens também apresentam com mais frequência o hábito de comer fora de casa, bem como os estudante. Entre as regiões, é na Grande Lisboa que é maior este tipo de consumo fora do lar e, entre as classes sociais, são os indivíduos das classes alta e média alta os que mais dizem tomar refeições fora de casa.

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais