Cabeçada de Zidane “atinge” internautas
Na última semana, multiplicaram-se na internet as referências, videos e imagens que mostram a cabeçada que o jogador francês Zinedine Zidane deu ao italiano Marco Materazzi na final do Mundial 2006. O Netpanel meter da Marktest permite conhecer alguns desses reflexos em Portugal.
Grupo Marktest,  20 julho 2006

Logo no dia seguinte ao jogo que opôs a selecção francesa à italiana na disputa pelo título de campeão mundial de futebol, começaram a circular na internet imagens, videos, textos e mesmo jogos online que repetiam ou alteravam as imagens do incidente que envolveu os dois jogadores.

Segundo os resultados do estudo Netpanel meter da Marktest, os internautas portugueses não se alhearam deste "fenómeno". Na lista dos sites mais visitados nessa semana, são dois os que surgem pela primeira vez na base de dados do Netpanel meter e ambos contêm paródias sobre a cabeçada de Zidane a Materazzi.

Na 38ª posição da lista de sites mais acedidos entre 10 e 16 de Julho de 2006, surge o site www.zappa.cc, visitado a partir de casa por 63 mil internautas portugueses. O site disponibiliza um jogo de visual simples que tem como objectivo fazer o craque francês derrubar com cabeçadas o maior número possível de Materazzis.

O www.bastardidentro.it é outro dos novos sites que surgiram esta semana no top do Netpanel meter, na 138ª posição, visitado por 29 mil utilizadores únicos. No site é possível também visualizar imagens animadas com alterações à cena de agressão do jogador italiano.

Nenhum destes sites tinha surgido até agora nas preferências dos internautas portugueses, nas suas visitas a partir de casa.

A expressão Zidane está, por outro lado, entre as mais citadas e mais procuradas em blogs. O nome do jogador é referido em mais de 135 mil entradas em blogs, segundo a Technorati, estando ainda, segundo a mesma fonte, entre as cinco expressões com mais procuras na blogosfera, logo depois das relacionadas com o actual conflito que opõe o Líbano a Israel.

Segundo o Netpanel meter da Marktest, em Portugal, na semana em referência, a expressão Zidane ficou na 41ª posição entre as pesquisadas na rede pelos internautas portugueses a partir de casa, à frente de termos como, por exemplo, férias.

placeholder

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 40 years Futurizing - Congresso APDC

    No ano em que a APDC comemora 40 anos, serão destacados os contributos dados por esta Associação às Tecnologias de Informação e Comunicação e para os Média em Portugal.

    14 a 15 de maio de 2024

    APDC-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Lisboa

    geral@apdc.pt

  • Equality Summit 2024

    16 de maio de 2024

    MRS - The Market Research Society

    Londres, Inglaterra

    info@mrs.org.uk