Portugueses com menos poupança habitação

Os dados do estudo Basef Banca da Marktest, indicam que o número de portugueses com conta poupança habitação tem descido nos últimos anos.

Grupo Marktest,  20 julho 2006

Os dados da primeira vaga de 2006 do Basef Banca contabilizam 904 mil indivíduos com conta poupança habitação. Este valor corresponde a 12.2% do total de residentes no Continente com 15 e mais anos que possuem conta bancária.

Entre 2000 e 2003, este produto observou relativa estabilidade, aumentando de penetração em 2004 e iniciando depois uma tendência de baixa sistemática nos dois últimos anos.

A penetração deste produto bancário tem, dadas as suas características, grandes diferenciações entre a população, especialmente se analisada a ocupação e a classe social dos seus detentores.

Os quadros médios e superiores são os que mais se destacam, com taxas de posse conta poupança habitação de 35.8%. Da mesma forma, os indivíduos das classes sociais alta e média alta também registam taxas muito superiores à média, pois 28.6% possui conta poupança habitação.

Por idades, é entre os 35 e os 44 anos que mais indivíduos possuem este tipo de conta (21.2%) e por região é no Grande Porto que se observa maior penetração do produto (17.5%).

Esta análise foi realizada com base nos resultados da primeira vaga de 2006 do estudo Basef Banca da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais