Humor na Tv: análise dos últimos anos
De Janeiro a Agosto de 2006, os programas de humor tiveram, em média, 466 mil espectadores, segundo os dados da MediaMonitor. Consulte as audiências destes programas desde 1999.
Grupo Marktest,  19 setembro 2006

placeholder

Considerando os dados disponíveis para os últimos sete anos relativos à audiência dos programas de humor emitidos na RTP1, SIC e TVI, vemos como foi em 1999 que eles obtiveram maior índice de audiência média, com 9.2% (conceito de audiência Net - que considera apenas o espaço do programa, excluindo por isso breaks comerciais).

Nos primeiros oito meses de 2006, o género registou 5.1% de audiência média, baixando face aos anos anteriores.

placeholder

De Janeiro a Agosto de 2006, a liderança do género foi ocupada pela emissão de dia 10 de Fevereiro, na TVI, do programa Trio Maravilha, que registou 15.8% de audiência média e 39.7% de share de audiência. Na segunda posição ficou a emissão de dia 30 de Março do programa da SIC, Desprevenidos, com 12.9% de audiência média e 32.6% de share de audiência. A repetição do programa Malucos do Riso, no dia 25 de Janeiro na SIC ficou em terceiro lugar, com 12.5% de audiência média e 29.4% de share de audiência, o mesmo valor de audiência média obtido pela emissão de dia 24 de Março do programa Gato Fedorento, da RTP1, que obteve 12.5% de audiência média e 32.1% de share de audiência.

Numa análise da afinidade dos vários targets com os programas televisivos de humor para os primeiros oito meses de 2006, vemos que é ao nível da idade, da classe social e da situação no lar (dona de casa/Não dona de casa) que mais diferenças de consumo se registam.

Os indivíduos entre os 55 e os 64 anos são os maiores consumidores deste tipo de programas (mais 38% do que a média do universo), seguidos dos indivíduos com mais de 64 anos (mais 34% do que a média) e os da classe baixa (mais 34% do que a média).

Pelo contrário, os jovens dos 4 aos 14 anos são os que menos consomem programas de humor na Tv, com um índice cerca de 35% abaixo da média do universo. Menor apetência por este género, também revelam os indivíduos das classes alta e média alta, cujas audiências se situaram 30% abaixo da média do universo.

placeholder

Nesta análise foi utilizado o software MMW/Telereport da MediaMonitor. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Esta análise foi corrigida no dia 21 de Setembro de 2006.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Questionnaire Design Best Practices

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento será realizado online.

    19 de maio de 2021

    ESOMAR

  • Health & Fitness 2021

    Neste evento virtual será abordada a relação dos consumidores com a saúde e a prática desportiva considerando a Pandemia e a atividade das Marcas neste mesmo contexto.

    20 de maio de 2021

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk