Imagem do Governo em baixa

Os dados do Marktest/DN/TSF de Outubro vêm mostrar uma descida generalizada relativamente à avaliação da actuação dos ministros que compõem o Governo.

Grupo Marktest,  9 novembro 2006

Os resultados de Outubro do Barómetro Marktest/DN/TSF indicam que o valor médio da avaliação dos ministros que compõem o actual Governo é negativo, não indo além de -0.8%. Dos 17 ministros deste Governo, 7 obtiveram uma avaliação negativa, enquanto no mês anterior apenas três haviam tido "nota" negativa.

António Correia de Campos, ministro da Saúde, mantém-se como o ministro com piores resultados (-26.8, uma quebra de 66%, entre Setembro e Outubro), seguido de Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação, com -18.8%. Com a terceira pior avaliação ficou Jaime Lopes da Silva, ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Pescas, com -8.1%.

Com valores também negativos e próximos entre si, seguiram-se José Vieira da Silva, ministro do Trabalho e Solidariedade Social, e Fernando Teixeira dos Santos, ministro do Estado e das Finanças, respectivamente com -4.3% e -4.1%.

Também com valores negativos ficaram Manuel Pinho (-1.9%) e Mário Lino (-1.6%), respectivamente ministro da Economia e Inovação e ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

O gráfico representa o saldo de imagem dos ministros, um valor calculado através do saldo de respostas que classificam positivamente a sua actuação pelas que a classificam negativamente, ponderado pelo peso das respostas expressas, em percentagem.

Isabel Pires de Lima, ministra da Cultura e José Sócrates, Primeiro-Ministro, foram os que obtiveram o saldo de avaliação positiva mais baixo (1.7% e 2.2%, respectivamente). Apesar de positivos, estes valores representam para estes ministros uma quebra de 71% e 85% relativamente a Setembro. De facto, José Sócrates, agora em nono lugar, era o primeiro deste ranking no passado mês de Setembro.

Com o mesmo saldo de imagem (2.5%) ficaram os ministros Pedro Silva Pereira (ministro da Presidência) e Nunes Correia, ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional. Seguiu-se Augusto Santos Silva, ministro dos Assuntos Parlamentares, com um saldo de 2.9%.

Acima de 5% ficaram Alberto Costa, ministro da Justiça (5.1%) e Nuno Severiano Teixeira ministro da Defesa Nacional (5.3%).

A terceira melhor classificação coube a António Costa, ministro de Estado e da Administração Interna, com 6.2%.

Em segundo lugar ficou Luís Amado, ministro de Estado e Negócios Estrangeiros, com 8.7%.

Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sobe à primeira posição com 14.5% de saldo de imagem em Outubro, o que significou uma subida de 36% face ao mês transacto. Salienta-se ainda que este foi o único ministro do Governo que viu o seu saldo de imagem subir entre Setembro e Outubro.

Veja a Ficha Metodológica do Barómetro Marktest/DN/TSF e consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Asia Pacific 2020 - Insights Festival

    Evento ESOMAR, em parceira com o MRSI (Market Research Society India), com o tema D.R.I.V.E - DATA, Research, Insights, Vision e Excellence. Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento terá apenas transmissão online.

    2 e 3 de novembro de 2020

    ESOMAR

    events@esomar.org

  • Sustainability Summit 2020

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    5 de novembro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk