Instant messaging com dois milhões de utilizadores
O estudo Consumidor 2006 da Marktest contabiliza mais de dois milhões de residentes no Continente que utilizam o serviço de Instant Messaging.
Grupo Marktest,  21 fevereiro 2007

placeholder A edição de 2006 do estudo Consumidor contabiliza 2 173 mil indivíduos que utilizam o serviço de Instant Messaging, um número que representa 26.1% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

O Instant Messaging é um serviço que consiste na troca de mensagens entre dois ou mais indivíduos, em tempo real. Ao contrário do email, que pode ter um desfasamento de vários minutos, estas comunicações são instantâneas. O ICQ e o Messenger são alguns dos serviços mais conhecidos.

A utilização deste serviço é muito heterogénea entre a população, sobretudo quando analisada a idade e a ocupação dos indivíduos. Os jovens e os estudantes destacam-se claramente, com valores três vezes acima da média do universo.

Entre os jovens dos 15 aos 17 anos, 77.1% diz utilizar o serviço de Instant Messaging, um valor três vezes superior à média. Da mesma forma, 63.3% dos jovens entre os 18 e os 24 anos utiliza este serviço. Os valores baixam drasticamente a partir desta faixa etária.

Os homens são mais adeptos desta tecnologia do que as mulheres: este hábito abrange 31.4% dos homens e 21.4% das mulheres.

Entre as regiões é onde menores diferenças de comportamento se observam. Apesar disso, na Grande Lisboa a penetração deste serviço é maior, com 35.6% dos seus residentes a afirmar utilizá-lo.

Pelo contrário, entre as ocupações regista-se maior heterogeneidade de comportamentos, dado o valor apresentado pelos estudantes, 79.7%, estar muito acima da média (mais de três vezes).

Nas classes sociais, a alta e média alta e a média apresentam taxas superiores à média do universo, respectivamente 45.6% e 37.1%.

placeholder

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW APAC 2022

    Evento dedicado ao Market Research.

    6 a 7 de julho de 2022

    Merlien Institute

    Singapura

  • CIAIQ2022

    11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

    12 a 15 de julho de 2022

    Ludomedia

    Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha; Espanha