Dois terços da população nunca foi fumadora
De acordo com os dados de uma sondagem realizada pelo Fonebus da Marktest em exclusivo para a Marktest.com Notícias, cerca de dois terços dos residentes no Continente dizem nunca ter sido fumadores. No dia 31 de Maio vai comemorar-se o Dia Mundial do Não Fumador. Conheça-os melhor através dos resultados desta sondagem.
Grupo Marktest,  29 maio 2007

placeholder No dia 31 de Maio vai comemorar-se o Dia Mundial do Não Fumador. A Marktest quis conhecer melhor os hábitos tabagistas da população, tendo para isso realizado uma sondagem sobre este tema.

Dos inquiridos com 18 e mais anos residentes em Portugal Continental, 16.6% confessa-se fumador, 18.9% diz ser ex-fumador e 64.5% diz que nunca fumou. O que significa que 83.4% dos portugueses são não fumadores.

placeholder

Entre os que têm o vício do tabaco, dizem fazê-lo, em média, há mais de 16 anos e afirmam que fumam, em média, 12 cigarros por dia.

A maioria dos fumadores, 63.9%, diz que já tentou deixar de fumar, enquanto 36.1% nunca tentou. Nessas tentativas, a força de vontade foi o "método" utilizado pela grande maioria (90.6%).

Os que conseguiram deixar de fumar, fizeram-no, em média, há cerca de 14 anos, e a maioria, 62.9%, conseguiu logo à primeira tentativa, tendo mais sucesso dos que os 37.1% que deixaram de fumar mas já tinham feito outras tentativas.

placeholder

A esmagadora maioria dos ex-fumadores, 93.4%, conseguiu deixar o vício com força de vontade e apenas uma minoria residual utilizando ajudas médicas ou farmacológicas.

Esta sondagem foi realizada no Fonebus da Marktest, entre os dias 15 e 18 de Maio de 2007, com a seguinte a Ficha Técnica. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais