Depósitos no interior, crédito no litoral
Uma análise dos dados disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest mostra que o saldo entre depósitos bancários e crédito concedido é positivo no interior e negativo no litoral.
Grupo Marktest,  26 julho 2007

placeholder O INE contabilizava em 2004 um total de 139 mil milhões de euros de depósitos nos bancos existentes em território nacional. O crédito concedido por estas entidades perfazia então 248 mil milhões de euros. O saldo era por isso negativo em mais de 109 mil milhões de euros.

Regionalmente, este saldo é positivo nos concelhos do interior do país (em 186 dos 308 concelhos do país) e negativo nos concelhos do litoral (122), o que significa que nos primeiros os depósitos excedem o crédito e nos segundos este supera aquele.

Tendo em conta que o negócio dos bancos passa em grande medida pela concessão de crédito, a situação é-lhes por isso mais favorável nos concelhos do litoral. Basta observar que nos concelhos com saldo de depósitos positivo este valor é inferior em 15 vezes ao saldo observado nos restantes concelhos.

O concelho de Lisboa sozinho representa 27.7% do total de depósitos e 42.9% do crédito concedido. Funchal ocupa o segundo lugar, com 10.6% dos depósitos e 11.1% do crédito. Juntos, estes dois concelhos representam 38.3% dos depósitos e 54.1% do crédito, o que constitui um indicador muito relevante do peso que estes dois concelhos têm no mercado bancário.

O Porto é o terceiro concelho mais importante, representando 6.3% dos depósitos e 6.9% do crédito e Sintra ocupa a quarta posição, com 1.6% dos depósitos e 1.7% do crédito.

O crédito à habitação representa, globalmente, 27.9% do total de crédito concedido pelos bancos, mas em 30 concelhos do país ele representa mais de dois terços dos montantes globais. Em Constância chega a representar 92.8% e em Vila Nova da Barquinha 89% do crédito concedido no concelho. Pelo contrário, no Funchal não representa mais de 3.6% e em Lisboa não excede os 13.3%.

Esta análise foi realizada com base em informação constante no sistema Sales Index da Marktest. Contacte-nos se pretende mais informação sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt