4 milhões fazem férias na praia
Os dados do estudo Consumidor 2006 da Marktest indicam que quase metade dos residentes no Continente com 15 e mais anos fazem férias na praia.
Grupo Marktest,  31 julho 2007

placeholder Em 2006, o Consumidor contabiliza 3 991 mil portugueses que dizem fazer férias na praia, um número que representa 48.0% do universo composto pelas residentes no Continente com 15 e mais anos.

Nos últimos 10 anos assistiu-se a uma tendência de baixa entre 1999 e 2003, mas depois dessa data tem sido crescente o número dos que preferem a praia como destino de férias.

placeholder

A análise deste hábito entre os vários targets mostra-nos algumas diferenças significativas, sobretudo quando analisada a ocupação e a classe social dos indivíduos.

Entre as idades, é junto dos jovens entre os 15 e os 24 anos que encontramos mais respostas positivas a esta questão, sendo este um hábito comum a mais de 65% dos jovens desta faixa etária.

A análise da região de residência, embora revele menores discrepâncias, mostra que os residentes na Grande Lisboa e no Litoral Centro elegem, mais do que a média, a praia como destino de férias, 58.1% e 55.6%, respectivamente.

Entre as ocupações, os quadros médios e superiores e os estudantes destacam-se claramente, pois 76.0% dos primeiros e 68.8% dos segundos escolhe fazer férias na praia.

Entre as classes sociais, também são grande as oscilações, sendo os indivíduos das classes sociais alta e média alta os que mais dizem ir de férias para a beira-mar, 68.5%, contrariamente aos 26.6% de indivíduos da classe baixa que escolhem o mesmo destino para fazer férias.

placeholder

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt