4 milhões fazem férias na praia
Os dados do estudo Consumidor 2006 da Marktest indicam que quase metade dos residentes no Continente com 15 e mais anos fazem férias na praia.
Grupo Marktest, 31 julho 2007

placeholder Em 2006, o Consumidor contabiliza 3 991 mil portugueses que dizem fazer férias na praia, um número que representa 48.0% do universo composto pelas residentes no Continente com 15 e mais anos.

Nos últimos 10 anos assistiu-se a uma tendência de baixa entre 1999 e 2003, mas depois dessa data tem sido crescente o número dos que preferem a praia como destino de férias.

placeholder

A análise deste hábito entre os vários targets mostra-nos algumas diferenças significativas, sobretudo quando analisada a ocupação e a classe social dos indivíduos.

Entre as idades, é junto dos jovens entre os 15 e os 24 anos que encontramos mais respostas positivas a esta questão, sendo este um hábito comum a mais de 65% dos jovens desta faixa etária.

A análise da região de residência, embora revele menores discrepâncias, mostra que os residentes na Grande Lisboa e no Litoral Centro elegem, mais do que a média, a praia como destino de férias, 58.1% e 55.6%, respectivamente.

Entre as ocupações, os quadros médios e superiores e os estudantes destacam-se claramente, pois 76.0% dos primeiros e 68.8% dos segundos escolhe fazer férias na praia.

Entre as classes sociais, também são grande as oscilações, sendo os indivíduos das classes sociais alta e média alta os que mais dizem ir de férias para a beira-mar, 68.5%, contrariamente aos 26.6% de indivíduos da classe baixa que escolhem o mesmo destino para fazer férias.

placeholder

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais