Notícias mais vistas ao domingo
A análise dos dados do serviço Telenews da MediaMonitor mostra que é ao domingo que as notícias registam maior audiência média.
Grupo Marktest, 9 agosto 2007

placeholder Entre Janeiro e Junho de 2007, RTP1, RTP2, SIC e TVI passaram um total superior a 40 mil notícias, com uma duração total superior a 1253 horas.

As sextas-feiras revelaram-se os dias em que mais peças foram apresentadas nos serviços regulares de informação destes canais (num total de 6253). O domingo, pelo contrário, foi o dia com menor número de matérias tratadas (com 4790).

placeholder

Em duração noticiosa, foram igualmente as sextas-feiras os dias em que a informação foi mais longa, com um total superior a 189 horas, ao contrário dos sábados, com 157 horas.

placeholder

Em duração média das notícias, foi, pelo contrário, o domingo o dia em que esse indicador foi mais elevado. Aos domingos, cada notícia teve uma duração média superior a 2 minutos, mais 12 segundos do que a duração média mais baixa, observada às sextas-feiras. Ou seja, aos domingos os serviços noticiosos ofereceram menos informação, mas cada peça foi tratada de forma mais longa.

placeholder

Em audiência média, também se verificou que os domingos foram mais favoráveis à informação, pois as notícias emitidas nesses dias registaram maior audiência média do que a restante informação. A audiência média das notícias ao domingo foi de 8.8%, enquanto que às quintas e sextas não excedeu os 7.6%. Refira-se, no entanto, que é ao domingo que os portugueses mais vêem televisão, facto que certamente terá reflexos nestes resultados.

placeholder

A análise da audiência média das notícias por canais e dias da semana mostra ainda que o domingo foi o dia mais favorável para a generalidade dos canais, excepto para a TVI, cujas notícias obtiveram melhores resultados às terças-feiras. Os restantes três canais obtiveram mais audiência nas notícias que emitiram aos domingos.

Comparando os dados entre canais dia a dia, vemos que às quartas, quintas, sábados e domingos foram as notícias da RTP1 que registaram níveis de audiência mais elevados. Nos restantes dias (segundas, terças e sextas), foram as notícias da TVI que protagonizaram maior audiência média.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido de 1 de Janeiro a 30 de Junho 2007, segundo a seguinte Nota Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais