Portugueses levantam 6 euros por dia no Multibanco

Uma análise dos dados da SIBS, disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, evidencia que, em média, cada residente em território nacional levanta seis euros por dia nos caixas automáticos do Multibanco.

Grupo Marktest,  13 novembro 2007

De acordo com os dados da SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços), disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, o valor dos levantamentos no Multibanco foi de cerca 23 600 milhões de euros em 2006.

Lisboa é o concelho com maior número de caixas automáticos (1383), seguido do concelho do Porto e do concelhos de Sintra. Estes três concelhos, sozinhos, concentram 19.3% do total de caixas automáticos, avaliado em 11489.

A SIBS contabiliza mais de 373 milhões de levantamentos no Multibanco em 2006, o que equivale a uma média de 32502 levantamentos por máquina e a 35 levantamentos anuais per capita.

Em número de levantamentos, os lugares cimeiros pertencem igualmente a Lisboa, Porto e Sintra, tendo-se realizado em 2006 mais de 76 milhões de levantamentos no Multibanco nestes três concelhos, o que corresponde a 20.4% do total.

No total do ano, os caixas automáticos do Multibanco "entregaram" cerca de 23,6 mil milhões de euros, o que equivale a uma média de dois milhões de euros por máquina e a 63 euros por levantamento. Este número também equivale a dizer que, em média, cada português levantou, por dia, seis euros no Multibanco.

Também no que diz respeito ao valor dos levantamentos, Lisboa, Porto e Sintra se mantêm nas primeiras posições, sendo responsáveis, em conjunto, por 4,4 mil milhões de euros em levantamentos, ou 18.8% do total.

Analisando o mapa relativo ao valor médio diário per capita destes levantamentos, vemos que os concelhos do Algarve têm um rácio superior à média do país, o que constitui mais um indicador da vocação turística da região. A lista dos concelhos com maior valor de levantamentos per capita é, precisamente Albufeira, com 17,8 euros por residente, seguido de Lisboa, com 14,6 e Vila Real de Santo António, com 12,4 euros.

Esta análise foi realizada com base em informação constante no sistema Sales Index da Marktest. Contacte-nos para mais informação sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa