Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A pressão sobre o SNS face à progressão da pandemia de COVID-19 foi o destaque nas notícias de Tv na semana 18 a 24 de janeiro de 2021.
Grupo Marktest
26 janeiro 2021

placeholderAs novas medidas de confinamento foram o destaque da última semana. Com as previsões de agravamento da pandemia e o SNS à beira do limite, o Governo agravou as medidas de confinamento e decretou o fecho das escolas. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 645 notícias e 24 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 9 horas de emissão e 241 notícias emitidas.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para mais um mandato de 5 anos. Depois de semanas de campanha os portugueses escolheram o novo Presidente. A última semana da campanha e o dia das eleições marcaram a última semana das Presidenciais 2021 em tempo de pandemia. O serviço Telenews da MediaMonitor contou um total de 559 notícias e 25 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 9 horas e meia de emissão e 212 notícias emitidas.

No âmbito internacional, a tomada de posse de Joe Biden como o 46º Presidente dos Estados Unidos da América foi o tema em foco. A cerimónia ficou marcada pela ausência do Presidente cessante Donald Trump. No seu discurso de tomada de posse, Joe Biden apelou à reconciliação nacional. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 69 notícias e 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 1 hora de emissão e 28 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de Covid-19. Com os serviços de emergência perto do limite o Governo aumenta as restrições de circulação e fecha as escolas, agravando as medidas de confinamento. O tema representou 86% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • DIGITAL MARKETING EUROPE 2026 7th EDITION

    Conferência internacional para marketers, criadores de conteúdo, analistas de informação e anunciantes. É um evento anual que reúne mais de 500 líderes de marketing, provenientes de mais de 200 empresas e representando mais de 15 sectores de atividade.

    14 a 16 de abril de 2026

    UAB DATA MINER

    Hotel Olissippo Oriente, Lisboa

    [email protected]

  • XXX Conferência Executive Digest

    A 30ª edição desta Conferência decorre sob o lema "Caminhos para um Portugal Extraordinário"

    15 de abril de 2026

    Executive Digest

    Culturgest, Lisboa

    [email protected]