Iraque desmotiva audiência

placeholderNuma análise sobre as notícias dos blocos informativos dos quatro canais nacionais, é visível o desgaste que este tema já acusa na audiência dos noticiários. Se comparadas com as restantes notícias emitidas, aquelas que focam concretamente este tema obtêm audiências mais baixas.

Mas esta constatação não se aplica a todos os programas informativos. Os jornais da hora de almoço parecem ser os mais beneficiados. Tanto o Jornal da Tarde da RTP1, como o Primeiro Jornal da SIC ou o TVI Jornal – Almoço, vêem as audiências destas notícias superarem as audiências das restantes.

Já o mesmo não se passa nos seus principais serviços noticiosos do prime time. Considerados isoladamente, estes programas assistem a uma quebra de 22.2% nas suas audiências quando emitem notícias exclusivamente sobre o conflito, se comparadas com a restante informação. Um indicador de que o tema pode estar a provocar algum desgaste na opinião pública.

O principal programa de informação da RTP1 é o que mais audiência ganha com a divulgação destas notícias: no período entre 19 e 23 de Março (os cinco primeiros dias de combates no terreno), o Telejornal assiste a um ganho de 19.5% das audiências das notícias emitidas sobre este assunto, quando comparadas com as restantes notícias do período.

Já nos outros programas de informação concorrentes do Telejornal, as audiências destas notícias tendem a ser inferiores às da restante informação. O programa que regista maior perda de audiência quando estas notícias são emitidas face às restantes é o Jornal Nacional da TVI, que assiste a uma quebra de 25% na audiência média destas notícias comparativamente com as restantes emitidas.

placeholder

No período em análise, este tema ocupou a quase totalidade das emissões dos vários programas de informação, com os três principais canais a lançarem até blocos informativos especiais exclusivamente dedicados a este assunto. No total, foram emitidas 1136 notícias ocupando quase 54 horas de programação informativa nos quatro canais nacionais, o que representa 86.7% do tempo informativo total.

A RTP2 foi o canal que mais relevância deu ao conflito no Iraque, dedicando-lhe 94.2% do seu tempo informativo. A SIC foi o segundo canal a dar mais relevância ao assunto, com 92.3% da sua emissão noticiosa, seguida da TVI, que lhe dedicou 86% do seu tempo informativo total. A RTP1, que lhe garantiu 81.2% da duração noticiosa, foi o canal que menor relevância lhe deu.

Uma análise das notícias emitidas no dia 19 de Março, quando comparadas com a média das oito quartas-feiras anteriores, mostra ainda como o Jornal da Noite da SIC foi o programa que obteve ganhos mais importantes e como, em contraposição, o Telejornal da RTP1 foi o programa que mais perdeu face a essa média. No primeiro caso, houve ganhos de 18.6% e no segundo perdas de 26.5% face aos valores médios das notícias emitidas nas oito quartas-feiras anteriores ao início dos combates.

placeholder

A análise foi elaborada com base no software e-telenews da MediaMonitor.



Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • AdSummit

    Evento online para profissionais de Marketing Digital.

    15 a 17 de outubro de 2025

    AdSummit

    [email protected]

  • B9+ European Digital Summit

    Neste evento estarão reunidos líderes empresariais, especialistas e decisores políticos para debater três eixos estratégicos: competitividade digital europeia, simplificação regulatória e inteligência artificial.

    16 de outubro de 2025

    APDC - Digital Business Community e CIP - Confederação Empresarial de Portugal.

    Auditório do Pavilhão de Portugal, Lisboa

    [email protected]