Ranking Netscope Janeiro de 2008

O site A Bola mantém-se na liderança da tabela Netscope para Janeiro, um mês que assinala a entrada de três novos sites: da Bike Magazine, FHM e Netjovens.

Grupo Marktest,  26 fevereiro 2008
Netscope

A divulgação do tráfego de Janeiro reflecte os primeiros desenvolvimentos que resultam de dois importantes acontecimentos ocorridos nesse mesmo mês: o primeiro encontro de trabalho com os clientes Netscope e uma reunião da CTC de Internet da Comissão de Análise de Estudos de Meios - CAEM.

Neste ranking destacamos as seguintes alterações no ranking mensal de sites:

  • O indicador “Sessões” muda para a designação “Visitas”. Trata-se apenas de uma alteração de designação, sem qualquer alteração conceptual ·
  • O quadro de dados passa a ser ordenado, de base, pelo indicador Visitas, podendo ser consultado também com ordenação por Pageviews
  • É adicionada uma coluna com o gráfico do indicador Visitas
  • É adicionada a referência “Tráfego nacional + Tráfego internacional”

A ampliação da divulgação pública de dados do Netscope continuará nos próximos meses, com o ranking de portais e um ranking temático.

Entradas de sites:

Neste mês entraram 3 novas entidades. Do grupo Motorpress entrou o site da Bike Magazine. Com a entrada, no mês passado, do site da revista Men's Health, apresenta agora 7 publicações auditadas. Os outros dois novos sites pertencem à Impresa e são a FHM e o Netjovens.

O Netscope é uma ferramenta de web-analytics resultante da parceria estabelecida entre a Weborama e a Marktest, dedicada ao estudo do tráfego Internet nos países de expressão portuguesa. Mede a totalidade do tráfego gerado pelos sites auditados, independentemente do local de acesso (lar, trabalho, etc.) e do país de origem dos visitantes, pelo que os seus dados não são comparáveis com os do Netpanel, estudo user-centric, baseado numa amostra e que mede apenas a navegação, a partir de casa, dos residentes em Portugal continental.

Nota técnica sobre conceitos de métricas web no Netscope

Entidade-Web
Podem ser Entidade-Web Simples (constituídos por um único site web) ou Entidade-Web Composta (constituídas por sub-sites).
Para existir uma Entidade-Web composta, os vários sub-sites constituintes:

  • têm que formar um conjunto coerente
  • têm que apresentar conteúdos diferentes em cada sub-site
  • têm que apresentar-se, explicitamente, como parte integrante dessa entidade
  • têm que pertencer a uma única instituição.
  • podem ter Denominações de Domínio diferentes para cada sub-site
Exemplo de entidade Web com múltiplos sites:
a edição Internet de um jornal, que está distribuída por vários sites, todos com conteúdos distintos: www.jornal-z.com, www.suplemento-z.com, www.negociosdojornal-z.com.

Site Web
Entidade editorial disponível na Internet, identificável por uma ou mais Denominações Completas de Domínio (FQDN-Fully Qualified Domain Name), que reúne um conjunto de endereços de localização de ficheiros electrónicos, acessíveis via Web.
No Netscope, cada site tem uma conta Netscope específica.

Denominação Completa de Domínio
Parte inicial do URL (Uniforme Resource Locator), que permite aceder a conteúdos de um site.Também conhecida por Endereço do site.
Exemplo: num site em que o URL da página de entrada é www.meusite.pt/index.htm, a Denominação de Domínio será www.meusite.pt.
Um mesmo site web pode ter várias Denominações de Domínio, desde que conduzam a conteúdos desse mesmo site.
Exemplo: www.meusite.pt e www.meusite.portal.pt.

Sessão
Acto de carregamento de uma ou várias páginas identificadas, de um ou mais sites web, efectuada por um computador ligado à internet. Uma ausência de consulta de novas páginas, no mesmo site web, durante um período superior a 30 minutos, é considerado um fim de visita.

Page-view
Carregamento completo do conteúdo de uma página de web num browser. No Netscope, essa medição é feita através do TAG Netscope, colocado no final de cada página identificada, de um site web utilizador desta ferramenta.

Conta Netscope Audience
Base de quantificação e análise de web-metrics. Caracteriza-se por ser fornecida por uma entidade externa, estudar o tráfego de um ou mais sites Web, através da tecnologia site-centric de TAGs e fornecer indicadores como browsers-únicos, Sessões, Page-views, tempo médio de acesso, funnel, etc.

Normas para Padronização Netscope de medição de tráfego
Conjunto de normas que garantem a homogeneidade de critérios e comparabilidade de medição de tráfego, efectuada através do Netscope, entre todos os sites aderentes. Estas normas seguem os padrões internacionalmente estabelecidos para a padronização de métricas web.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais