São Domingos de Benfica com mais farmácias
Segundo os dados da Associação Nacional de Farmácias, disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, a freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa, é aquela onde se localizam mais farmácias.
Grupo Marktest,  27 maio 2008

placeholder Do total de 2666 farmácias contabilizadas pela Associação Nacional de Farmácias a operar em território nacional em 2007, 11% está localizada no concelho de Lisboa (287), sendo a freguesia de São Domingos de Benfica aquela onde mais farmácias existem, num total de 20.

A esta freguesia seguem-se as freguesias de São Jorge de Arroios (Lisboa) e Cedofeita (Porto), com 17 farmácias, Santo Ildefonso (Porto), com 16, Bonfim (Porto), com 14 e Nossa Senhora de Fátima (Lisboa), com 13.

Metade destas 2666 farmácias está localizada em 275 das 4260 freguesias do país, o que demonstra uma tendência de concentração regional desta variável.

Do total de freguesias existentes no país, a grande maioria, 2849, não tem nenhuma farmácia. Existem 940 freguesias com apenas uma farmácia, 217 com duas e 99 com 3. As restantes 155 freguesias do país têm mais de 3 farmácias.

O primeiro mapa em baixo assinala a escuro as freguesias com, pelo menos, uma farmácia e o segundo apresenta a distribuição concelhia do número de farmácias em 2007.

Os dados disponíveis no Sales Index permitem ainda tirar um outro tipo de conclusões, como por exemplo o facto das freguesias com maior densidade de farmácias (farmácias /Km2) serem as de São Bartolomeu (Coimbra) e São João do Souto (Braga). A primeira com 6 farmácias e a segunda com 8, têm um rácio de 35 farmácias por Km2.

Por outro lado, as freguesias que apresentam maior oferta de farmácias face à população residente são as de São João do Souto (Braga), São Bartolomeu (Coimbra), São Nicolau (Mesão Frio) e São Nicolau (Lisboa), onde cada farmácia serve menos de 150 habitantes.

O Sales Index é um sistema de gestão de informação de base concelhia da Marktest. Para conhecer melhor este sistema, consulte os artigos relacionados ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais