Portugueses elegem Manuela Ferreira Leite como melhor candidato para assumir a liderança do PSD

Segundo os resultados do Barómetro Político da Marktest, os residentes no Continente com 18 e mais anos consideram que Manuela Ferreira Leite é o melhor candidato para assumir a liderança do PSD.

Grupo Marktest,  29 maio 2008

À pergunta "Em sua opinião qual é o melhor candidato para assumir a liderança do PSD?", a maioria dos inquiridos no Barómetro Político da Marktest não soube responder: 44.8% disse não saber e 3.7% não quis responder à questão.

Entre os que responderam à questão, o nome de Manuela Ferreira Leite foi o mais citado: 27.3% dos inquiridos nesta sondagem referiram que a antiga Ministra das Finanças era o melhor candidato para assumir a liderança do PSD.

O segundo nome referido foi o de Pedro Passos Coelho, que recolheu 12.2% das preferências dos entrevistados e Pedro Santana Lopes foi o terceiro mais referido, com 9.6% das respostas. Houve ainda 2.6% de respostas indicando outros nomes.

Uma segmentação por intenção de voto nas legislativas permite, no entanto, ver que, embora concordando com o primeiro nome (Manuela Ferreira Leite), os portugueses que tencionam votar PSD dão o segundo lugar a Pedro Santana Lopes e o terceiro a Pedro Passos Coelho. Entre estes indivíduos, 26.5% não quis ou não soube responder à questão, 43.2% referiu o nome de Manuela Ferreira Leite, 17.4% o de Pedro Santana Lopes e 9.1% o de Pedro Passos Coelho; 3.8% apontou outros nomes.

Confrontados com a pergunta "E em sua opinião quem irá ganhar as eleições para a liderança do PSD?", houve igualmente um grande número de indecisos: 42.1% disse não saber e 1.9% não respondeu à questão.

Manuela Ferreira Leite foi o nome mais referido, recolhendo 37.8% das respostas, o que revela expectativas mais confiantes face à sua vitória nestas directas.

Pedro Santana Lopes sobe à segunda posição: 11.7% dos inquiridos acha que ele ganhará as eleições para a liderança do PSD, enquanto Pedro Passos Coelho recolhe 5.8% das opiniões. Houve ainda 0.8% de respostas indicando outros nomes.

A segmentação por intenção de voto nas legislativas também revela que os indivíduos que dizem tencionar votar no PSD são mais favoráveis a Pedro Santana Lopes do que os restantes.

Estes resultados constam do Barómetro Político da Marktest, cuja recolha de informação decorreu entre os dias 17 e 20 de Maio de 2008, com a seguinte Ficha Metodológica. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Esta análise foi corrigida no dia 30 de Maio de 2008.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa