Festival Eurovisão da Canção

A MediaMonitor faz o balanço da transmissão pela RTP do Festival Eurovisão da Canção.

MediaMonitor,  29 maio 2008

Decorreu no sábado, 24 de Maio, a 53ª edição do Festival Eurovisão da Canção. A RTP1 transmitiu em directo o evento a partir do Beogradska Arena, em Belgrado, Sérvia, que ganhou os direitos de país organizador depois de Marija Šerifovi? ter vencido a edição anterior.

Vânia Fernandes, vencedora da Operação Triunfo, foi a nossa representante com a canção "Senhora do Mar".

A transmissão começou às 19:59 e prolongou-se até às 23:17. O Festival Eurovisão da Canção alcançou a melhor posição do dia, com 18.1% de audiência média (1.716.100 espectadores) e 46.7% share. A audiência total foi de 4.740.100 espectadores que viram em média mais de 1 hora e 7 minutos, aproximadamente. A RTP1 registou 31.2% de share no total dia, tendo a transmissão representado 44.7% desse valor.

No perfil de audiência, o melhor consumo de audiência registou-se no Interior. Por classe social, destacaram-se as classes mais baixas (Classe D e C2) com um valor acima dos 30%. Por Género, o Festival registou a melhor adesão junto da população feminina. Na faixa etária, a preferência vai para os indivíduos acima dos 64 anos. Este alvo foi responsável por cerca de 26% da audiência.

A transmissão deste ano ocupou a segunda posição entre as emitidas desde 1999. Neste período, o melhor registo ocorreu em 1999, com 19.9% de audiência média e 55.2% de share de audiência, ao passo que o valor mais baixo se observou em 2000, com 4.8% de audiência média e 27.3% de share de audiência.

Análise realizada pela MediaMonitor com base em dados retirados do MMW/Telereport.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa