Barómetro Marktest: PS cai e aproxima-se de PSD; CDU e BE juntos já somam 24%
Os resultados de Maio do Barómetro Político Marktest mostram o PS e o PSD praticamente "empatados" nas intenções de voto dos portugueses, num mês em que o partido do Governo regista o valor mais baixo desde as últimas legislativas. Os partidos mais à esquerda, juntos, já somam 24%.
Grupo Marktest,  29 maio 2008

placeholder De acordo com os dados apresentados pelo Barómetro Político da Marktest de Maio, o PS atingiu a percentagem de intenção de voto mais baixa desde as últimas eleições legislativas em Fevereiro de 2005, mantendo ainda assim a primeira posição em termos de intenção de voto, embora praticamente "empatado" com o PSD.

Em Maio de 2008, as intenções de voto no PS não foram além de 33.0%, o que significou um decréscimo mensal de 13.2% e homólogo de 29.5%.

O PSD manteve o segundo lugar, com uma intenção de voto de 32.0%, mais 1.6% do que em Abril e mais 17.2% do que no mesmo mês de 2007. Esta percentagem foi também a mais elevada desde Fevereiro de 2008.

A coligação CDU regressou em Maio à terceira posição em termos de intenção de voto, com 12.8%. Esta coligação protagonizou também a maior subida homóloga (52.4%) face aos restantes partidos com assento parlamentar.

O Bloco de Esquerda desceu para quarto ligar, com uma intenção de voto de 11.3%, ligeiramente abaixo do registado em Abril (11.5%). Ainda assim, face ao mês homólogo do ano anterior, esta percentagem significou uma subida de 37.8%.

O CDS-PP, apesar de manter a última posição, alcançou em Maio 6.7% de intenção de voto, o valor mais elevado desde Setembro de 2007, protagonizando a maior subida mensal entre todos os partidos com assento parlamentar (55.8%).

placeholder

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais