Código ICC / ESOMAR traduzido em Português
Paula Freire, Representante Nacional da ESOMAR, apresentou recentemente à comunidade de estudos de mercado nacional a versão portuguesa do Código ICC/Esomar, que rege a nossa actividade.
20 janeiro 2009

placeholder
Paula Freire,
Directora Geral da Multivária
Representante Nacional da Esomar
É com satisfação que informo toda a Comunidade dos Estudos de Mercado e Opinião, que já está disponível a tradução para português da última versão do Código ICC/ESOMAR.

O Código ICC /ESOMAR estabelece os princípios éticos básicos da actividade, abrangendo investigadores e clientes.

Aceitar e cumprir as normas deste código internacional é condição para ser membro quer da ESOMAR, quer de outras organizações nacionais ou internacionais que o tenham adoptado.

Gostaria de salientar alguns pontos fundamentais deste código que devem estar sempre presentes no desenvolvimento da nossa actividade:

  • Actuar de forma legal, honrada, verdadeira, objectiva e segundo os métodos apropriados
  • Actuar claramente e de forma separada de todas as actividades alheias à investigação, concretamente as actividades comerciais dirigidas aos entrevistados (publicidade, promoção, vendas, marketing directo ou vendas directas,…)
  • Atitude de total transparência quer para com os clientes quer para com os entrevistados
  • Respeitar a politica de confidencialidade e protecção de dados e as regras para a publicação de resultados.

Esta versão portuguesa só foi possível graças ao empenho da APODEMO e ao enorme contributo dado pela Marktest que se disponibilizou para realizar a tradução a partir da versão original em Inglês.

Paula Freire
Representante Nacional da ESOMAR

Consulte aqui o Código ICC/Esomar.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais