A fidelidade partidária nas legislativas

Os dados disponíveis na análise Autárquicas e Legislativas: 30 Anos de Cores Políticas em Portugal, que o Grupo Marktest realizou recentemente, mostram como, desde as primeiras legislativas, 16 dos 308 concelhos do país deram sempre a maioria ao mesmo partido.

Grupo Marktest,  1 setembro 2009

Uma análise dos resultados eleitorais divulgados pela Direcção Geral da Administração Interna (ex Secretariado Técnico para os Assuntos do Processo Eleitoral; STAPE) disponíveis na análise Autárquicas e Legislativas: 30 Anos de Cores Políticas em Portugal, que o Grupo Marktest recentemente publicou, permite constatar que em 16 dos 308 concelhos do país o partido mais votado manteve-se o mesmo em todas as eleições legislativas realizadas ao longo destes 30 anos. Nove desses 16 concelhos localizam-se na Madeira, cinco pertencem aos distritos de Beja, Évora e Faro e os restantes dois aos Açores.

Os concelhos mais fiéis ao partido (no sentido de ter sido sempre o mesmo partido a vencer as eleições legislativas) votaram maioritariamente PSD. Em seis concelhos foi, de facto o PSD o partido mais votado em todas as eleições legislativas, em quatro deles foi o PS o vencedor e no concelho de Avis foi o PCP-PEV sempre o mais votado.

Esta fidelidade partidária teve maior expressão nas legislativas de 1991, quando 288 concelhos deram a maioria ao mesmo partido das eleições anteriores, realizadas em 1987. Neste ano de 1987, o PSD foi o partido mais votado, com 50.1% dos votos, situação que lhe foi ainda mais favorável nas eleições seguintes, de 1991, quando obteve 50.4% dos votos.

A situação contrária havia ocorrido logo nas segundas eleições legislativas, de 1979, quando em apenas 86 concelhos se manteve o mesmo partido como o mais votado face ao observado nas eleições anteriores. Em 1976 havia sido o PS o partido mais votado nas legislativas, com 35.0% dos votos, ao passo que em 1979 foi a AD que venceu, com 42.2% dos votos.

A análise tem como base o relatório Autárquicas e Legislativas: 30 Anos de Cores Políticas em Portugal, que pode ser adquirido no nosso site. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais