A fidelidade partidária nas autárquicas
Os dados disponíveis na análise Autárquicas e Legislativas: 30 Anos de Cores Políticas em Portugal, que o Grupo Marktest realizou recentemente, mostram como, desde as primeiras autárquicas, 52 dos 308 concelhos do país deram sempre a maioria ao mesmo partido.
Grupo Marktest,  8 setembro 2009

placeholder Uma análise dos resultados eleitorais divulgados pela Direcção Geral da Administração Interna (ex Secretariado Técnico para os Assuntos do Processo Eleitoral; STAPE) disponíveis na análise Autárquicas e Legislativas: 30 Anos de Cores Políticas em Portugal, que o Grupo Marktest recentemente publicou, permite constatar que, em 52 dos 308 concelhos do país, o partido mais votado manteve-se o mesmo em todas as eleições autárquicas realizadas ao longo destes 30 anos.

Entre estes concelhos que nunca mudaram de cor política nas autárquicas estão oito dos onze da Região Autónoma da Madeira, que se mostra por isso a região com maior fidelidade ao partido (no caso, o PSD). Seis destes concelhos localizam-se no distrito de Setúbal, onde o PCP-PEV foi sempre o mais votado, e 5 em Portalegre, onde 4 concelhos votaram sempre PCP-PEV e um PS.

Tal como nas legislativas, também nas autárquicas os concelhos mais fiéis ao partido votaram maioritariamente PSD, situação verificada em 21 destes 52. Em 16 concelhos foi o PS o vencedor e em 15 foi o PCP-PEV sempre o mais votado.

Nas duas últimas eleições autárquicas registou-se o maior índice de fidelidade ao partido, pois 251 concelhos não mudaram de vencedor relativamente ao ocorrido nas eleições anteriores.

A situação contrária ocorreu em 1979, quando em 190 concelhos se manteve o mesmo partido como o mais votado face ao observado nas eleições anteriores, tendo os restantes 118 concelhos mudado de cor política.

A análise tem como base o relatório Autárquicas e Legislativas: 30 Anos de Cores Políticas em Portugal, que pode ser adquirido no nosso site. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais