Grupo Marktest analisa sector financeiro português

O Grupo Marktest vai lançar uma análise sobre a banca e os seguros em Portugal. Um documento imprescindível para conhecer o passado e planear o futuro.

Grupo Marktest,  29 setembro 2009

Numa conjuntura como a que vivemos, caracterizada pela crise que abalou o sistema financeiro mundial e que trouxe de novo ao nosso país a necessidade de medidas de intervenção do Estado no sector, o Grupo Marktest apresenta a análise mais completa sobre a banca e os seguros em Portugal.

Capitalizando um know-how de décadas na realização de estudos sobre o sector financeiro e tirando partido dos dados exclusivos produzidos pelas várias empresas do Grupo Marktest, as análises que agora se apresentam, A banca em Portugal: evolução recente e Os Seguros em Portugal: evolução recente, constituem documentos imprescindíveis para conhecer as dinâmicas destes sectores no nosso país, fornecendo os instrumentos necessários para planear o futuro.

As análises que agora se apresentam foram realizadas pela Marktest Consulting com base em informação produzida pelas empresas do Grupo Marktest e pretendem fazer uma retrospectiva das dinâmicas de evolução do sector financeiro em Portugal, identificando os principais comportamentos dos portugueses relativamente a ele.

Trata-se de análises longitudinais, que colocam em evidência as principais tendências que o sector financeiro revela na última década.

Para cada uma das áreas (banca e seguros), os relatórios estruturam-se em três eixos fundamentais:

  • Enquadramento histórico e económico do sector, com análise dos principais indicadores de oferta dos bancos e das seguradoras, tanto em termos de cobertura regional como dos produtos oferecidos. Esta análise prévia é realizada com base em pesquisas várias da Marktest Consulting, que contactou diversas fontes oficiais de informação, os próprios bancos e companhias de seguros, bem como outros recursos académicos disponíveis
  • Comportamento dos particulares face aos bancos e face aos seguros, caracterizando os hábitos financeiros dos portugueses, com recurso aos dados dos estudos Basef Banca, Basef Seguros e Homebanking da Marktest.
  • A comunicação do sector financeiro, analisando os elementos disponíveis sobre investimentos publicitários realizados pelo sector e monitorizados pela MediaMonitor, campanhas publicitárias realizadas e resultados obtidos ao nível da recordação, memorização e agrado com informação do estudo Publivaga da Marktest, bem assim como análise de notícias do sector divulgadas nos principais meios de comunicação e monitorizadas pelo serviço de Clipping da MediaMonitor.

Estas publicações podem ser adquiridas no nosso site. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais