Sondagens e resultados eleitorais

O site do Grupo Marktest acompanhou a publicação das sondagens elaboradas nas semanas que precederam as eleições legislativas, disponibilizando aos seus utilizadores dados actualizados de todas as sondagens publicadas na imprensa nacional. Veja agora um balanço face aos resultados eleitorais.

Grupo Marktest,  29 setembro 2009

Numa primeira análise dos resultados das sondagens sobre intenção de voto nas eleições legislativas de 2009, disponíveis neste Dossier, são de destacar algumas ideias-chave.

Em primeiro lugar, as quatro sondagens publicadas a 24 e 25 de Setembro mostraram resultados bastante semelhantes entre si. Os resultados destas sondagens indicavam uma intenção de voto no PS que variava entre os 38.0% (Intercampus e Cesop) e os 40.0% (Marktest); para o PSD a variação situava-se entre 29.1% (Aximage) e 31.6% (Marktest); para o CDS-PP a amplitude era entre 7.7% (Intercampus) e 8.6% (Aximage); para o Bloco de Esquerda, entre 9.0% (Marktest) e 11% (Cesop) e, finalmente, para o PCP-PEV entre 7.0% (Cesop) e 8.4% (Intercampus e Aximage).

O desvio padrão associado a estas sondagens mostra que para o CDS-PP ele foi o menor (0.38), mostrando assim menor dispersão entre os resultados das várias sondagens quanto às intenções de voto neste partido. O PSD foi, pelo contrário, o que observou maior desvio padrão nestas sondagens (1.05).

As sondagens apresentaram-se próximas umas das outras e também se aproximaram dos resultados eleitorais. De facto, tomando como referência os valores médios ponderados destas quatro sondagens, as diferenças absolutas observadas relativamente aos resultados eleitorais registados foram de 1.1 pontos percentuais, em média. Estes desvios absolutos médios foram menores na sondagem da Aximage, com 1.0%, e maiores na sondagem da Marktest, com 2.0%./p>

Em média, estas sondagens sobrestimaram os resultados do PS, em 1.8 pontos percentuais (considerando os resultados médios das quatro sondagens), os do PSD em um ponto percentual e os do BE em 0.8 pontos percentuais. Os resultados do PCP-PEV foram subestimados, em média, em 0.5 pontos percentuais e os resultados do CDS-PP em 2.4 pontos percentuais, o que correspondeu ao maior desvio observado.

Os resultados das sondagens para as legislativas de 2009 estão disponíveis aqui. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa