A geografia das legislativas

Os resultados eleitorais para a Assembleia da República mostram em 2009 um novo mapa político do país. Confira os números.

Grupo Marktest,  29 setembro 2009

Segundo os resultados divulgados pela Direcção Geral da Administração Interna (ex Secretariado Técnico para os Assuntos do Processo Eleitoral; STAPE), o PS foi o partido mais votado nas eleições de 27 de Setembro de 2009, ao obter 36.56% dos votos.

Numas eleições em que estavam inscritos 9 337 415 eleitores, compareceram nas urnas 5 658 788 votantes, o que representou uma taxa de participação eleitoral de 60.6%. Esta taxa foi mais elevada na freguesia de Isna, no concelho de Oleiros (distrito de Castelo Branco), onde 87.4% dos 269 inscritos foram votar. Pelo contrário, na freguesia de Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez (distrito de Viana do Castelo), foi onde se registou a maior taxa de abstenção, pois apenas 25.0% dos 653 inscritos nesta freguesia foram votar.

O mapa mostra a cor do partido vencedor nestas eleições ao nível do concelho. O PS foi o partido mais votado em 191 dos 308 concelhos do país, o PSD foi o mais votado em 107 concelhos e o PCP-PEV foi maioritário em 9 concelhos, tendo havido no concelho de Nordeste (Região Autónoma dos Açores) um empate entre PS e PSD.

Quando comparado com a situação observada nas anteriores eleições legislativas, de Fevereiro de 2005, vemos que o mapa está mais "laranja", pois o PS perdeu a maioria em 38 concelhos, tendo o PSD ganhado mais 29 concelhos e o PCP-PEV 8.

Nos mapas seguintes representam-se os resultados obtidos pelos principais partidos nas últimas eleições. A sua análise permite concluir que, em termos políticos, continua a fazer sentido a divisão entre norte e sul do Continente, regiões que apresentam um padrão eleitoral diferenciado.

Uma análise dos dados disponíveis por freguesia permite ainda conhecer algumas curiosidades destas eleições. Assim:

  • O PS foi o partido mais votado em 2418 das 4260 freguesias do país
  • O PSD foi o partido mais votado em 1729 freguesias
  • O PCP-PEV foi o partido mais votado em 87 freguesias
  • O CDS-PP foi o partido mais votado em 25 freguesias
  • O PND foi o partido mais votado na freguesia de Paranhos (concelho de Amares)
  • A maioria do PS foi mais significativa na freguesia de Montouto (concelho de Vinhais), ao representar 83.5% dos votos aqui contabilizados
  • O PSD obteve melhores resultados na freguesia de Curros (concelho de Boticas), com 92.2% dos votos
  • O CDS-PP registou o máximo de votação na freguesia de Boalhosa (concelho de Ponte de Lima), com 71.8%
  • O BE obteve maior peso eleitoral na freguesia de Ribeira Branca (concelho de Torres Novas), com 24.4% dos votos
  • O PCP-PEV registou um máximo de 91.3% dos votos na freguesia de Maranhão (concelho de Avis)
  • Registe-se ainda os resultados do PND em Paranhos (concelho de Amares), PPM no Corvo e do MMS em Escariz (concelho de Arouca), que obtiveram, respectivamente, 34.9%, 19.3% e 16.7% dos votos nestas freguesias

Os resultados destas eleições estarão em breve disponíveis ao nível da freguesia no sistema de informação Sales Index da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais