Grupo Marktest em Notícias: nove anos online
Grupo Marktest em Notícias: nove anos online
placeholder
A newsletter do Grupo Marktest está há nove anos online. É cada vez maior o número de profissionais e estudiosos do marketing, estudos de mercado e publicidade que lêem regularmente análises sobre estudos do Grupo Marktest e notícias sobre estudos de mercado e sondagens de opinião.
Grupo Marktest
17 maio 2011

placeholder Assinalamos hoje, dia 17 de Maio de 2011, mais um ano sobre o início da publicação da newsletter do Grupo Marktest, que está online há nove anos de forma ininterrupta. Curiosamente, a ONU veio a instituir mais recentemente este dia como o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, o que não deixa de ser uma feliz coincidência.

Hoje, perto de 30.000 profissionais, estudiosos e interessados pelas áreas do marketing, publicidade e estudos de mercado contactam regularmente com a newsletter do Grupo Marktest e aqui encontram, umas vezes, informações preciosas para as suas actividades profissionais e académicas, outras vezes, curiosidades que enriquecem o seu conhecimento destas áreas.

Nestes nove anos, já foram editadas perto de 5500 notícias e análises das áreas de actividade do Grupo Marktest, distribuídas por 728 edições da newsletter. Deste total, 95% das notícias e análises tiveram como base informação exclusiva do Grupo Marktest; os restantes 5% tiveram fonte noutras entidades da área dos estudos de mercado, marketing e publicidade.

Por grandes áreas de informação, as análises sobre audiências de televisão, são as mais presentes nestas páginas. Do total de notícias editadas, 18.6% tiveram como base estes dados de audiência. As análises de audiências de internet representam 11.5% das notícias e análises, enquanto os tops semanais de audiências motivaram 10.2% do total de matérias tratadas na newsletter.

No top das preferências dos nossos leitores nos últimos doze meses apenas um dos artigos foi redigido no último ano, o que mostra que o arquivo do site (e a indexação dos motores de pesquisa) tem uma importância grande para os nossos utilizadores, pela diversidade e abrangência da informação disponível.

Este top é bastante diversificado, liderado por uma análise sobre consulta de sites de ofertas de emprego, o que pode constituir um indicador da dimensão que o fenómeno do desemprego está a atingir no nosso país. As análises sobre os Dossiers que dispomos dedicados às sondagens eleitorais, especialmente as relativas às legislativas, são também de referir neste top, destacando-se ainda algumas análises que realizámos sobre a estrutura demográfica e social do país.

1 - À procura de emprego na net - 17 de março de 2009
2 - As sondagens legislativas no site do Grupo Marktest - 12 de abril de 2011
3 - Classe Social Alta e Média Alta em Portugal - 26 de dezembro de 2002
4 - O feriado de 10 de Junho e o seu significado - 11 de junho de 2003
5 - Ranking de agências de publicidade APAP - 4 de setembro de 2002
6 - Estrutura Etária da População Portuguesa 1991-2001 - 10 de março de 2004
7 - Os idosos em Portugal - 24 de julho de 2007
8 - Deixa que te Leve chega ao fim na TVI - 23 de março de 2010
9 - Sondagens políticas - 9 de julho de 2003
10 - Resultados Definitivos dos Censos 2001 já disponíveis - 23 de outubro de 2002

As estatísticas de acesso ao site, fornecidas pelo Netscope da Marktest, indicam que, em utilizadores únicos, a área mais visitada do site foi a relacionada com a newsletter, tendo estas páginas sido responsáveis por um terço do tráfego observado nos últimos doze meses (33.3%). A área institucional do site (apresentação das empresas, produtos/serviços e colaboradores) foi a segunda área mais relevante do site, com 20.6% das páginas visitadas neste período. A área de Dados (onde se inclui o top diário de audiências de televisão e os vários Dossiers disponíveis) foi a terceira mais importante, com 14.2% das páginas e a área de Clipping (sobre o Grupo Marktest) ocupou a quarta posição, com 12.2% do tráfego. Em conjunto, estas quatro áreas representaram 80.3% do tráfego do site no período analisado.

Os Dossiers disponíveis no site são assim uma das áreas de maior relevo e pelos quais os nossos utilizadores têm mostrado interesse crescente. O Dossier mais recente que publicámos (no passado dia 12 de Abril), reúne todas as sondagens legislativas divulgadas em Portugal desde 2009 (o anterior acto eleitoral). Actualizado regularmente, conta actualmente com 77 sondagens e permite acompanhar as intenções de voto dos portugueses, por elas reveladas. Para além dos resultados por partido/coligação, o Dossier apresenta uma síntese metodológica de cada sondagem, contendo ainda o link para o site da ERC onde está disponível documentação técnica fornecida por cada uma das empresas que realizam sondagens em Portugal.

Outra área do site que tem tido uma importância crescente, é a da resposta a questões formuladas por utilizadores. O sistema está disponível desde 2004, tendo-nos sido colocadas até ao momento cerca de 5500 questões. A todas respondemos, mesmo àquelas que estão fora do âmbito de actividade do Grupo Marktest. Os estudantes constituem um grupo muito importante dentro dos que nos colocam directamente questões e a eles tem sido dado o apoio possível em cada momento.

Hoje chegamos a perto de 30.000 profissionais e estudiosos das nossas áreas de actividade. Os comentários elogiosos que regularmente nos chegam dão-nos conta da utilidade do serviço que prestamos, dão-nos noção da responsabilidade que temos, mas sobretudo estimulam-nos a continuar.

Queremos, no futuro, oferecer mais e melhores serviços aos nossos utilizadores. Dê-nos as suas sugestões!

Obrigada por nos receber. Esperamos a sua visita muitas vezes!

placeholder
Esperança Afonso
Directora na Direcção de Marktest Consulting na

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais