Estrutura Etária da População Portuguesa 1991-2001

O envelhecimento demográfico, ocorrido em Portugal nas últimas três décadas, é um fenómeno que surgiu nas sociedades desenvolvidas a partir da segunda metade do século XX e que constata o aumento da proporção da população idosa na população total, a par da diminuição da percentagem de jovens, como demonstra a configuração da pirâmide etária para 1991 e 2001.

Esta pirâmide caracteriza-se por uma estreita base da pirâmide, resultado da redução de efectivos populacionais jovens, em consequência dos baixos níveis de natalidade e por um topo alargado, que corresponde ao aumento de efectivos populacionais com idades mais avançadas, resultante do prolongamento da esperança de vida.

O envelhecimento da população tem consequências directas quer a nível social quer a nível económico, uma vez que os níveis correspondentes às idades mais produtivas economicamente começam a ser insuficientes para manter as populações dependentes.

O crescente envelhecimento populacional pode ser um pouco atenuado com o efeito da corrente imigratória que se tem verificado em Portugal. Segundo os resultados censitários disponíveis, 81.2% da população estrangeira a residir em território nacional, concentra-se na faixa em idade activa (15-64).

placeholder

A nível regional a heterogeneidade é bem visível: se em todas as regiões se assistiu a este fenómeno de duplo envelhecimento, as suas estruturas demográficas apresentam contudo diferenças significativas.

O Interior Norte e o Sul apresentam uma estrutura mais envelhecida, com um menor peso da população em idade activa. A Grande Lisboa e o Grande Porto apresentam provavelmente as estruturas mais semelhantes, onde se destaca o peso assumido pelos activos. O Litoral Centro apresenta igualmente indícios de envelhecimento. No Continente, a região menos envelhecida é o Litoral Norte, apresentando o maior peso de jovens e o menor de idosos. As Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores constituem no entanto, aquelas que apresentam uma estrutura demográfica mais rejuvenescida.

Estas e outras análises populacionais mais detalhadas podem ser encontradas no livro: “Os Concelhos Portugueses 1992-2002”, da Marktest.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais