Alcochete é o concelho com maior ganho de poder de compra nos últimos 20 anos
Alcochete é o concelho com maior ganho de poder de compra nos últimos 20 anos
placeholder
Uma análise dos dados do sistema de geomarketing Sales Index da Marktest revela que o concelho de Alcochete é aquele que no Continente mais tem crescido em poder de compra nos últimos 20 anos.
Grupo Marktest
10 abril 2012

placeholder Numa análise dos resultados do Sales Index para os últimos 20 anos, vemos como o concelho de Alcochete é aquele que mais tem ganhado em índice de poder de compra regional. Se em 1992 o concelho concentrava 0.93‰ do poder de compra do Continente (num total de 1000), em 2012 esse peso subiu para 1.87‰, mais do que duplicando o valor registado há 20 anos. Em termos médios, o poder de compra deste concelho aumentou 4% ao ano entre 1992 e 2012, o valor mais elevado entre os 278 concelhos do Continente.

Este aumento do peso do concelho de Alcochete fica em parte a dever-se ao acréscimo populacional que tem apresentado. De acordo com o INE, entre os Censos de 1991 e de 2011, o concelho aumentou em 73% o número dos seus residentes.

O concelho do Óbidos é o segundo com maior aumento no seu índice de poder de compra, que também quase duplicou nas últimas duas décadas. O concelho assistiu a um aumento médio de 3% ao ano.

Benavente foi o terceiro concelho que mais cresceu em termos de poder de compra, com uma variação média anual de 2.8% entre 1992 e 2012, o mesmo valor aliás de Castro Marim que também integra a lista dos concelhos com maiores ganhos neste índice.

O mapa assinala os concelhos que observaram ganhos neste indicador, considerando a variação média anual deste índice entre 1992 e 2012. Entre estes, 22 concelhos registaram mesmo um aumento médio anual superior a 2% no seu índice de poder de compra entre os anos referidos.

Considerando o valor do índice de poder de compra para a média dos vinte anos em análise, a lista é encabeçada pelo concelho de Lisboa, que concentra 137.71‰. Mas este concelho é também aquele que regista uma maior quebra no período em análise, especialmente devido à perda de população a que tem assistido: em 20 anos, o concelho perdeu 116 mil habitantes.

O concelho do Porto é o que regista o segundo índice de poder de compra mais elevado, de 46.48‰ para a média dos 20 anos considerados. É seguido pelo concelho de Sintra, com uma média de 30.90‰ no mesmo período. Loures, Vila Nova de Gaia, Cascais, Oeiras, Almada, Matosinhos e Amadora completam a lista dos 10 concelhos que entre 1992 e 2012 concentraram um maior valor do índice de poder de compra.

O índice de poder de compra regional é um índice criado pela Marktest em 1980 e actualizado anualmente, que permite observar a contribuição de cada concelho no Continente para um total de 1000. É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, a capitação de impostos, as vendas de automóveis, os consumos de electricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais.

Este índice está disponível no Sales Index, o sistema de geomarketing de base concelhia da Marktest. Para conhecer melhor este sistema, consulte os artigos relacionados ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW APAC 2022

    Evento dedicado ao Market Research.

    6 a 7 de julho de 2022

    Merlien Institute

    Singapura

  • CIAIQ2022

    11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

    12 a 15 de julho de 2022

    Ludomedia

    Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha; Espanha