Um golpe de estado … virtual
Um golpe de estado … virtual
placeholder
Na semana passada, mais um acontecimento se tornou viral nas redes sociais. Desta vez, uma pretensa notícia de um golpe de estado em Portugal, que levou o assunto #prayforportugal a tópico mundial no Twitter no dia 3.
Grupo Marktest
10 abril 2012

De acordo com os dados do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest, o tema #prayforportugal foi o segundo mais relevante no Twitter no dia 3 de Abril de 2012 entre as mais de quatro centenas de marcas e personalidades monitorizadas. Apenas as referências ao Benfica, em véspera de jogo contra o Chelsea, superaram este assunto, o que mostra bem o impacto que teve nesse dia.

No dia 3, uma brincadeira no Twitter levou Portugal a tópico mundial. A pretensa notícia relatava um golpe de estado no nosso país e utilizava falsas imagens de tweets de jornais espanhóis relatando o sucedido.

De imediato, o símbolo #prayforportugal passou a ser usado para designar este acontecimento, que logo se percebeu ser falso. Desde aí, foram inúmeros os posts humorísticos ou sarcásticos que circularam no Twitter usando essa designação.

Nesse dia 3, o serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest contabilizou 1156 menções a #prayforportugal no Twitter, 21 em Blogs e 21 no Facebook, o que totalizou 1198 referências a este acontecimento, o segundo valor mais elevado do dia.

O Marktest Social Media Explorer é um novo serviço para monitorizar os conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados com marcas ou personalidades. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este serviço.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW APAC 2022

    Evento dedicado ao Market Research.

    6 a 7 de julho de 2022

    Merlien Institute

    Singapura

  • CIAIQ2022

    11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

    12 a 15 de julho de 2022

    Ludomedia

    Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha; Espanha