Um golpe de estado … virtual
Um golpe de estado … virtual
placeholder
Na semana passada, mais um acontecimento se tornou viral nas redes sociais. Desta vez, uma pretensa notícia de um golpe de estado em Portugal, que levou o assunto #prayforportugal a tópico mundial no Twitter no dia 3.
Grupo Marktest
10 abril 2012

De acordo com os dados do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest, o tema #prayforportugal foi o segundo mais relevante no Twitter no dia 3 de Abril de 2012 entre as mais de quatro centenas de marcas e personalidades monitorizadas. Apenas as referências ao Benfica, em véspera de jogo contra o Chelsea, superaram este assunto, o que mostra bem o impacto que teve nesse dia.

No dia 3, uma brincadeira no Twitter levou Portugal a tópico mundial. A pretensa notícia relatava um golpe de estado no nosso país e utilizava falsas imagens de tweets de jornais espanhóis relatando o sucedido.

De imediato, o símbolo #prayforportugal passou a ser usado para designar este acontecimento, que logo se percebeu ser falso. Desde aí, foram inúmeros os posts humorísticos ou sarcásticos que circularam no Twitter usando essa designação.

Nesse dia 3, o serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest contabilizou 1156 menções a #prayforportugal no Twitter, 21 em Blogs e 21 no Facebook, o que totalizou 1198 referências a este acontecimento, o segundo valor mais elevado do dia.

O Marktest Social Media Explorer é um novo serviço para monitorizar os conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados com marcas ou personalidades. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este serviço.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • DIGITAL MARKETING EUROPE 2026 7th EDITION

    Conferência internacional para marketers, criadores de conteúdo, analistas de informação e anunciantes. É um evento anual que reúne mais de 500 líderes de marketing, provenientes de mais de 200 empresas e representando mais de 15 sectores de atividade.

    14 a 16 de abril de 2026

    UAB DATA MINER

    Hotel Olissippo Oriente, Lisboa

    [email protected]

  • XXX Conferência Executive Digest

    A 30ª edição desta Conferência decorre sob o lema "Caminhos para um Portugal Extraordinário"

    15 de abril de 2026

    Executive Digest

    Culturgest, Lisboa

    [email protected]