Minipreço com maior cobertura nacional mas Pollux em concelhos com mais poder de compra

Minipreço com maior cobertura nacional mas Pollux em concelhos com mais poder de compra

placeholder

Os dados disponíveis na análise Territórios da Distribuição Moderna mostram como se localizam as insígnias da grande distribuição no território nacional e evidenciam que Minipreço é a que tem maior cobertura nacional mas que Pollux está presente nos concelhos com mais poder de compra.

Grupo Marktest
28 setembro 2012
Territórios da Distribuição Moderna é uma análise de geomarketing realizada para o mercado da grande distribuição com base em dados estatísticos disponíveis no sistema Sales Index da Marktest Consulting.

Para além das estatísticas oficiais (INE, Direcção Geral do Comércio, Ministério da Economia…), a Marktest Consulting realizou ainda a georeferenciação das lojas das principais insígnias da grande distribuição a operar em Portugal, a partir de uma recolha directa junto dos representantes de cada insígnia.

Segundo estes dados, existem em Portugal 2319 estabelecimentos que se dedicam à actividade da distribuição, 71% dos quais retalhistas alimentares.

Estes estabelecimentos estão presentes em 270 dos 308 concelhos do país, que ocupam 91.2% do território nacional e concentram 98.9% do poder de compra e 98.0% da população.

Uma análise por insígnias permite-nos verificar que Minipreço é a que está presente em mais concelhos do país, 230, mas que Pollux e Media Market, que são entre as insígnias consideradas as que menor dispersão regional têm (estão presentes em 6 e 10 concelhos, respectivamente), se localizam nos concelhos com maior poder de compra e também nos mais populosos do país.

Intermarché é a segunda insígnia com maior dispersão regional (presente em 173 concelhos), seguida de Lidl (presente em 143 concelhos) e Pingo Doce (presente em 139 concelhos). Fnac e Aki são, pelo seu lado, as outras insígnias que se localizam em concelhos com maior poder de compra, estando presentes em 16 e 25 concelhos, respectivamente.

Nota

Os dados citados nesta análise estão disponíveis no Sales Index e foram recolhidos pela Marktest nos sites institucionais das insignías nos meses de Abril e Maio de 2012. Incluem as seguintes insígnias: Aki, Aldi, Bolama, Bricomarché, Conforama, Continente, Decathlon, Dimensão, Ecomarché/Intermarché, El Corte Inglés, Fnac, Froiz, Gamm Vert, Iberopa, Ikea, Izibuild, Jumbo, Leclerc, Leroy Merlin, Lidl, Max Mat, Media Markt, Minipreço, Modalfa, Moviflor, Pingo Doce, Pollux, Radio Popular, Sport Zone, Staples, Supercor, Vobis, Worten e Zippy

Consulte aqui mais informação sobre esta análise ou contacte-nos se pretende mais detalhes.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais