Super Bock lidera no Share of Voice em folhetos
Super Bock lidera no Share of Voice em folhetos
placeholder
De acordo com os dados do serviço Precise e e-Foliotrack, da Marktest, a marca Sagres é a que possui maior Share of Shelf, mas a Superbock lidera no Share of Voice em folhetos.
Grupo Marktest
3 dezembro 2012

placeholder A Marktest Retail através dos estudos - Precise e e-Foliotrack, realizou um estudo para a categoria de Cervejas. Para as medições de linear foi considerado um total de 119 lojas distribuídas por Portugal Continental, no canal Hipers, Supers e Discounts.

No cálculo de Share of Shelf, verifica-se que, para a categoria de Cervejas, Cerveja Branca ocupa uma maior quota de espaço de linear nos dois períodos analisados (Junho e Novembro de 2012), registando um crescimento, ocupando agora 69.65% do linear de Cervejas. O segmento de Cerveja Sem Álcool regista um menor Share of Space. Esta tendência é também verificada na análise por canal, onde o segmento de Cervejas Brancas também lidera em quota de espaço de linear para os três canais. No entanto, verifica-se que nos Hipers as Cervejas Estrangeiras estavam, em Junho, muito próximas de Pretas e Especiais. Estas ocupam agora um menor Share of Shelf que Cervejas Estrangeiras.

placeholder

Já na análise por marca, Sagres e Super Bock lideram o total do linear de Cervejas destacadamente. No entanto, Sagres ganha quota de espaço de linear face a Junho deste ano em detrimento de Super Bock. Destaque para Marca Própria, que se aproxima de marcas como Cristal e Imperial, e para Tagus que também perde no Share of Space.

Já na análise por insígnia para o segmento de Cervejas Brancas, é no Continente que se regista o maior Share of Shelf. Continente Modelo, Jumbo e El Corte Inglés perdem quota de espaço de linear face a Junho, contrariamente às restantes insígnias.

Detalhando as Marcas de Cerveja Branca, verifica-se um crescimento da marca Sagres, enquanto Super Bock mantém o seu Share of Shelf. Destaque para as MDD, que registam o maior crescimento do segmento e Tagus que regista a maior quebra de quota de espaço de linear.

placeholder

Analisando por insígnia o segmento de Cervejas Brancas, é visível que Sagres ocupa um lugar de destaque face a Super Bock, registado um crescimento num maior número de insígnias, inda que Super Bock apresente um crescimento

Sagres regista o maior crescimento de Share of Space na insígnia El Corte Inglés (13.21%). No entanto, é no Pão de Açúcar que esta marca mais perde (-8.62%), pois é também nesta insígnia que Super Bock ganha mais quota de espaço (+2.35%).

Já nas Cervejas Pretas e Especiais e nas Sem Álcool, a Super Bock lidera no Share of Space. No entanto, em Cervejas sem Álcool esta marca perde na quota de espaço de linear face a Junho, contrariamente a Cervejas Pretas e Especiais.

Estas variações são influenciadas pela concorrência, nomeadamente pela Sagres, que perde em Cervejas Pretas e Especiais e ganha em Cervejas Sem Álcool, face a Junho.

Destaque ainda para Marca Própria em Cervejas Pretas e Especiais, que embora registe uma quebra no Share of Shelf, ocupa 18.89% do linear do segmento.

Em termos de inserções em folheto, e através da plataforma e-Foliotrack, foi feita uma análise da categoria de Cervejas de Janeiro a Outubro de 2012 e de 2011.

Para os dois períodos em análise, Cervejas com Álcool lidera em número de inserções. Detalhando, novamente, este segmento, denota-se um maior número de inserções para a marca Super Bock tanto em 2012 como em 2011. Sagres, que em 2011 seguia a concorrente Super Bock de perto, está agora a 179 inserções de diferença.

placeholder

No Share Promocional, considerando apenas as acções de Desconto % em Cartão, LxPy e Desconto em % e €, a tendência deste ano mantém-se e é notável a forte aposta da Super Bock registando mais inserções em folheto com acções promocionais que a Sagres no segmento de Cervejas com Álcool. No entanto, em 2011 a liderança em número de inserções com características especiais pertencia à Sagres.

placeholder

Tanto em 2012 como em 2011, a Sagres regista mais inserções com a acção Desconto em % que Super Bock.

Consulte a metodologia do Precise e do e-Foliotrack nas respectivas páginas:

Precise

e-Foliotrack

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW APAC 2022

    Evento dedicado ao Market Research.

    6 a 7 de julho de 2022

    Merlien Institute

    Singapura

  • CIAIQ2022

    11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

    12 a 15 de julho de 2022

    Ludomedia

    Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha; Espanha