Marcas próprias de leite com maior exposição em loja mas Mimosa mais presente em folhetos

Marcas próprias de leite com maior exposição em loja mas Mimosa mais presente em folhetos

placeholder

De acordo com os dados dos serviços Precise e e-Foliotrack, da Marktest, na categoria de leite, as marcas de distribuição ocupam maior área de exposição em loja, mas a marca Mimosa lidera em inserções em folhetos promocionais.

Grupo Marktest
30 abril 2013

Os dados do serviço Precise da Marktest indicam que o segmento de Leite UHT Corrente detém o valor mais elevado de Share of Shelf (43.95%), seguindo de Leite Aromatizado (15.98%). O Leite em Pó tem menor peso no linear de Leites, registando um valor de 0.59%.

Em termos gerais, o Leite UHT Corrente ocupa mais espaço no linear que o Leite UHT Especial. Nas Insígnias Jumbo, Pão de Açúcar e Pingo Doce, a diferença entre segmentos é mais reduzida, acontecendo o inverso nas insígnias Solmar e Lidl.

Detalhando o peso das marcas de Leite UHT, podemos observar que é a Marca Própria que apresenta uma maior quota de espaço de linear (31.9%), seguindo-se de Mimosa (21%). No entanto as marcas Novas Açores (5.8%) e Parmalat (2.0%) registaram os valores mais baixos de Share of Shelf. Por fim, as marcas Terra Nostra (9.2%) e Gresso (9.25%) registaram os mesmos valores.

No presente estudo, verificamos o peso que cada marca possui em cada Insígnia em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas. Em todas as Insígnias, excepto o Pingo Doce (ilhas) e Solmar, destaca-se a liderança de Marca Própria no linear de Leites. A Marca Mimosa posiciona-se em segundo lugar nas Insígnias de Portugal Continental.

Na Insígnias das Regiões Autónomas, os resultados são um pouco diferentes, pois no Pingo Doce e Solmar lidera a marca Terra Nostra. De salientar, o facto do segmento em estudo apresentar uma maior quota de outras marcas nas Insígnias Sonae das Regiões Autónomas do que nas mesmas insígnias de Portugal Continental.

Tendo em conta os valores médios, o preço por litro de leite Mimosa UHT Meio Gordo e Agros UHT Meio Gordo registam o preço mais elevado (0.59€), seguido de Nova Açores (0.58€). O produto que apresenta um valor mais baixo é o Leite UHT Normal 1º Preço Meio Gordo.

Considerando o nível de distribuição, o Leite UHT Mimosa Meio Gordo regista a presença num maior número de lojas (98.65%), seguido de Leite UHT Marca Própria Meio Gordo (95.95%). Apresentando um maior nível de rupturas encontra-se a marca Parmalat (24.32%).

Através da plataforma e-Foliotrack, vemos que foram registadas cerca de 406 inserções de leites em folheto entre Janeiro e Março de 2012 e igual período de 2013.

Tendo em conta o segmento de Leite UHT e as marcas analisadas, temos em destaque a marca Mimosa, que possui um Share Of Voice de 21.9%. Em segundo lugar, surge a marca Terra Nostra (10.9%). A marca Agros e Gresso registam o mesmo Share of Voice (9.4%).

Ainda através da plataforma e-Foliotrack, foi possível verificar todas as inserções em folheto que possuíam características especiais na categoria de Leites. A característica especial com maior destaque é o produto inserido em espaço de marca, registando 62 inserções em folheto e representando cerca de 12.30% das inserções. Segue-se as promoções desconto em Cartão e a promoção LxPy que registaram 50 e 58 inserções, respectivamente. Estes dois tipos de característica especial têm um peso de 21.43% no total das inserções.

Por fim, verificamos que a Marca Própria investe no ponto de venda ao nível da ocupação no espaço linear, seguida da marca Mimosa que está presente num maior número de lojas e de folhetos.

Esta análise foi realizada pelo Departamento de Estudos para a Grande Distribuição da Marktest para a categoria de Leite.

Os estudos utilizados foram o e-Foliotrack - Análise de Folhetos, e o Precise - Auditoria Ponto Venda.

A amostra utilizada nas medições de linear foi distribuída por Portugal Continental e Regiões Autónomas, perfazendo um total de 240 lojas.

As medições de linear foram efectuadas em cm's através da medição com fita métrica, tendo sido recolhido o espaço ocupado pela categoria de Leites, detalhando por marca o segmento de Leite UHT Corrente.

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Esta análise foi corrigida no dia 10 de Maio de 2013.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais