Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A crise na coligação do Governo foi o destaque na semana de 1 a 7 de Julho de 2013, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
12 julho 2013

O grande tema da última semana foi a crise política no seio da coligação governamental. O Primeiro-ministro Passos Coelho e o ministro dos Negócios Estrangeiros demissionário, Paulo Portas, negociaram um novo acordo de governo, que, se obtiver o apoio do Presidente da República Cavaco Silva, evitará eleições antecipadas. O serviço Telenews registou 341 notícias e 15 horas e meia de emissão sobre esta temática. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 6 horas de emissão e 121 notícias sobre o tema.

Outro dos temas em destaque na última semana foi a troca de titulares no Ministério das Finanças, causa próxima da crise política que se instalou. A demissão de Vítor Gaspar e a sua substituição por Maria Luis Albuquerque foi a causa de tensões na coligação governamental e abalou a confiança dos mercados no governo de Portugal. Os dois anos de Vítor Gaspar à frente do Ministério das Finanças e o perfil da sua sucessora foram temas em discussão. O serviço Telenews assinalou no total 111 notícias e 5 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com 2 horas de emissão e 45 notícias emitidas.

A pré-época dos clubes de futebol portugueses e a performance da seleção de sub-20 no Mundial da categoria, foram os destaques desportivos da última semana. Os principais clubes portugueses voltaram ao trabalho, novos jogadores foram apresentados, embora o tema dominante continue a ser as possíveis entradas e saídas de jogadores. O serviço Telenews contou no total 121 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com uma hora de emissão e 54 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Numa análise às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, verificamos que as notícias acerca da crise na coligação governamental, que se desenrolou durante a última semana, foram notícia de abertura em 67% dos jornais televisivos, no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais