Sony foi a marca que mais apostou em Soft Sponsoring
Sony foi a marca que mais apostou em Soft Sponsoring
placeholder
Uma análise dos dados da MediaMonitor mostra como a marca Sony foi, ao longo do 1º semestre de 2013, aquela que mais apostou em publicidade de soft sponsoring.
Grupo Marktest
8 outubro 2013

placeholder As marcas têm procurado soluções alternativas à publicidade tradicional, que passam cada vez mais frequentemente pela aposta em situações de product placement e soft sponsoring.

Quem não se lembra por exemplo de ver personagens de novelas a manusear produtos de grandes marcas que todos conhecemos? Quem nunca reparou nas marcas dos prémios entregues em concursos e passatempos televisivos?

Neste âmbito, a MediaMonitor lança o Soft Sponsoring Report, um serviço que recolhe a exposição de marcas em programas nacionais de ficção e divertimento nos canais RTP1, RTP2, SIC, TVI, SIC Radical e SIC Mulher (mais de 1050 programas/mês = quase 70 000 minutos/mês).

Neste contexto de exposição de marcas em programas, foi o canal TVI aquele que gerou maior exposição no 1º semestre 2013 (60 746 516 euros), de acordo com uma análise de Soft Sponsoring Report da MediaMonitor. No entanto, foi na RTP1 que se gerou maior nº de GRP's para as marcas presentes (131 010.3 GRP's). Dos 3 principais canais generalistas, a SIC é aquele que teve menor presença de marcas neste âmbito.

placeholder

Ainda no âmbito desta temática, se observarmos o Top 5 de Marcas por mês que tiveram maior presença em programas durante o 1º semestre 2013, observamos que alguma dessa exposição parece não ser sido totalmente controlada pela própria marca.

Por exemplo, a marca Sporting que ocupou o 1º lugar deste top em Janeiro conseguiu 78% do seu retorno através do programa "SECRET STORY" da TVI, em que a marca esteve presente através de vestuário, chapéus e cachecóis dos concorrentes.

placeholder

Analisando ainda a presença das marcas em programas por mês, é possível observar que de Fevereiro a Abril a liderança pertenceu à marca Sony (presença no programa "A tua cara não é estranha").

placeholder

Relativamente às tipologias de programas, a exposição de marcas é mais frequente em concursos, talk-shows e novelas.

placeholder

Nas novelas, por exemplo, não faltam casos recentes de exposição de marcas em conteúdos como a presença do centro Comercial Dolce Vita Tejo na novela "Dancin'Days" da SIC:

ou a presença do banco Santander nas novelas "Doce Tentação" e "Louco Amor" da TVI,

ou ainda a presença da marca Samsung na estreia de I Love It (TVI):

Esta análise foi realizada ccom base nos dados do serviço de Soft Sponsoring da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2013. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais
  • QSP Summit

    O QSP SUMMIT afirma-se como a mais relevante Conferência de Management e Marketing da Europa.

    28 a 30 de junho de 2022

    QSP - Consultoria de Marketing

    Feira Internacional do Porto, Matosinhos

    info@qspsummit.pt

  • Data Science Analytics Course

    Curso online, dirigido a todos os profissionais e empresas de estudos de mercado, que queiram entender melhor o campo florescente da Data Science.

    30 de junho de 2022

    APODEMO em colaboração com a MRS

    apodemo@apodemo.pt