Mobile Banking já é utilizado por mais de 600 mil portugueses
Mobile Banking já é utilizado por mais de 600 mil portugueses
placeholder
Os dados do estudo Basef Internet Banking da Marktest mostram que no quadrimestre móvel de de Fevereiro 2014, 600 mil portugueses com conta bancária utilizam também o serviço Mobile Banking.
Grupo Marktest
1 abril 2014

Inicialmente, o serviço de Mobile Banking foi pensado como um meio de crescimento para a banca, que, através deste serviço, conseguiria chegar a alguma população que de outra forma envolveria custos adicionais, como é o caso das pessoas que residem em zonas com menores acessibilidades ou mais distantes dos grandes centros urbanos e que por isso têm mais dificuldade no contacto com o banco, e que poderiam usar o telemóvel para o fazer.

Mas será que em Portugal este serviço serviu exactamente este objectivo? Não será o Mobile Banking apenas mais uma forma complementar, prática e cómoda de aceder às contas bancárias através de um smarthphone e/ou tablet e cuja aderência ao serviço esteja ainda muito concentrada nos grandes centros urbanos?

De acordo com os dados do estudo BASEF Internet Banking, 26% (641.000) dos utilizadores de Internet Banking de Portugal Continental com 15 e mais anos, utilizam também o serviço Mobile Banking.

A percentagem de utilizadores deste serviço duplicou entre Abril de 2013 e Fevereiro do presente ano, contudo nos últimos meses assistiu-se a uma estabilização deste indicador.

Tendo em conta que os principais bancos a operar em Portugal já disponibilizam aos seus clientes este serviço, será que ainda existe margem de crescimento? E estará esse crescimento mais condicionado pela evolução do mercado de smartphones e tablets do que pelas ofertas do serviço em si?

placeholder

Mais de 70% dos utilizadores do serviço Mobile Banking têm entre 25 e 44 anos, sendo que 42.6% estão no escalão etário dos 25 aos 34 anos. Logo, este é um serviço utilizado sobretudo por indivíduos mais jovens, o que não é de estranhar na medida em que são estes os principais adeptos das novas tecnologias e tudo o que lhes está inerente.

Este serviço é também utilizado maioritariamente nas grandes cidades, com quase metade dos utilizadores a residirem nos grandes centros urbanos, e 1/3 a residir na Grande Lisboa.

Dos bancos em análise, o Millennium bcp é o que apresenta uma maior percentagem de utilizadores do serviço Mobile Banking do banco (22.3%), seguido do BES (21.6%) e do BPI (20.3%).

placeholder

Numa outra análise, é possível verificar que o BPI é o banco em que a diferença entre a percentagem de clientes utilizadores do serviço e a percentagem dos utilizadores do serviço do banco é maior.

placeholder

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Basef Banca da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • QSP Summit

    O QSP SUMMIT afirma-se como a mais relevante Conferência de Management e Marketing da Europa.

    28 a 30 de junho de 2022

    QSP - Consultoria de Marketing

    Feira Internacional do Porto, Matosinhos

    info@qspsummit.pt

  • Data Science Analytics Course

    Curso online, dirigido a todos os profissionais e empresas de estudos de mercado, que queiram entender melhor o campo florescente da Data Science.

    30 de junho de 2022

    APODEMO em colaboração com a MRS

    apodemo@apodemo.pt