10 anos de audiências: o que mudou?
10 anos de audiências: o que mudou?
placeholder
Um dos factos mais evidentes na análise dos resultados dos últimos anos em termos de audiência de meios é o crescimento quase exponencial da Internet. Na aplicação web 10 Anos de Audiências, que o Grupo Marktest lançou recentemente, estão esta e outras conclusões.
Grupo Marktest
1 abril 2014

Segundo os resultados do estudo Bareme Internet da Marktest, 63.3% dos residentes no Continente com 15 e mais anos utilizam a Internet e 52.0% fazem-no numa base diária.

Estes números, disponíveis na aplicação 10 Anos de Audiências, equivalem a um crescimento de cerca de oito vezes relativamente a 2000, quando apenas 6.7% dos portugueses acedia diariamente à Internet.

placeholder

Este crescimento impressionante é ainda maior em alguns targets. Os mais retardatários no uso das novas tecnologias são também, naturalmente, os que mais recentemente observam maiores taxas de crescimento. O caso dos mais idosos é um desses, com o grupo a ver a sua taxa de utilização da Internet crescer 33 vezes relativamente a 2000, quando muito poucos acediam diariamente à rede.

Na análise do perfil dos internautas assistimos a uma democratização do consumo, tal como os gráficos em baixo mostram. Num primeiro momento, o peso dos homens, dos mais jovens, dos residentes na Grande Lisboa e dos indivíduos das classes mais elevadas é bastante evidente, um peso que tende a esbater-se 13 anos depois, embora permaneçam targets com forte afinidade com este meio.

Esta análise foi realizada com base nos dados do estudo Bareme Internet, disponíveis na aplicação web 10 Anos de Audiências. Se deseja mais informações sobre esta aplicação, consulte mais detalhes na nossa Loja ou contacte-nos

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais