Comunicação social focada em José Sócrates

Comunicação social focada em José Sócrates

placeholder

A detenção do ex-Primeiro-ministro José Sócrates teve uma ampla cobertura mediática, como o confirmam os dados do serviço de Clipping da MediaMonitor.

Grupo Marktest
25 novembro 2014

No fim-de-semana de 22 e 23 de Novembro de 2014, após a detenção de José Sócrates por suspeitas de crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capital, os meios de comunicação social fizeram ampla cobertura do assunto.

Em apenas dois dias foram divulgadas cerca de três mil notícias relacionadas com o ex-Primeiro-ministro, segundo análise do serviço de Clipping da MediaMonitor.

As televisões e os meios de comunicação digitais foram os que estiveram mais atentos ao tema, dedicando-lhe mais de mil peças jornalísticas cada um.

Na imprensa, este assunto motivou 69 notícias com um total de 63 páginas equivalentes a tabloide. Em TV, o assunto foi exposto por cerca de 70 horas, enquanto em rádio motivou 13 horas de informação.

O Correio da Manhã foi o título de imprensa que deu maior exposição ao caso José Sócrates, o equivalente a cerca de 19 páginas de tabloide, enquanto o Sol foi o título que publicou um maior número de notícias sobre esta matéria.

Em televisão, a RTP Informação foi o canal mais atento ao assunto, emitindo mais de 367 notícias relacionadas, com 21 horas duração. Sic Notícias e TVI24 também se aproximaram de 300 peças de 18 e mais horas de duração.

A TSF foi a rádio que mais matérias emitiu sobre Sócrates, com 194 notícias de 6 horas de duração, enquanto na Internet o assunto foi mais presente no site Portugal News e Expresso.

De referir ainda que o Grupo Lena foi referido em 453 notícias e a Octapharma em 263 notícias.

Os dados do serviço de Clipping da MediaMonitor mostram ainda que 56% das matérias publicadas tinha uma favorabilidade negativa para José Sócrates, 41% eram neutras e 3% tinham favorabilidade positiva.

Consulte aqui o Dossier de Clipping com todos os detalhes sobre este assunto.

Este tema foi ainda o mais comentado nas redes sociais no período considerado, tal como a nossa análise dos dados do serviço Social Media Explorer confirma.

Esta análise foi realizada com base em informação do serviço de Clipping da MediaMonitor.~Este serviço permite a qualquer instituição ou personalidade acompanhar tudo que é divulgado nos media sobre ela ou sobre temas do seu interesse e monitoriza mais de 700 publicações, 8 canais de TV, 5 rádios e mais de 700 sites. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa