Albufeira, Loulé e Lagos com maior capitação de IMI

Albufeira, Loulé e Lagos com maior capitação de IMI

placeholder

Os dados da DGAL mostram que a cobrança municipal de IMI per capita é maior nos concelhos de Albufeira, Loulé e Lagos.

Grupo Marktest
24 maio 2016

De acordo com os dados da DGAL disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest os municípios portugueses cobraram, em 2014, um total de cerca de 1,5 mil milhões de euros em Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Este valor tem crescido sistematicamente desde 2010, sendo hoje 32% mais elevado do que naquele ano. Só em 2014, o aumento deste imposto cifrou-se nos 12.4%.

O concelho de Lisboa foi o que captou um maior volume de IMI em 2014, com 111 milhões, 7.6% do total. Em Sintra cobrou-se 51 milhões de euros de IMI, 3.5% do total. Cascais, Porto e Vila Nova de Gaia completam a lista dos cinco concelhos com maior peso neste imposto. Em conjunto, estes cinco concelhos representam 20.3% do cobrado a nível nacional.

Em média, em 2014, cada português pagou 141 euros em IMI. Estes valores oscilaram entre um máximo de 689 euros per capita em Albufeira e um mínimo de 36 euros per capita no Corvo.

Albufeira foi assim o concelho onde a capitação de IMI foi mais elevada, seguindo-se outros concelhos da região do Algarve, Loulé, Lagos e Castro Marim. Porto Santo encerra a lista dos concelhos com maior rácio de IMI per capita.

Mesmo considerando o rácio entre IMI e número de alojamentos existentes por concelho, o ranking mantém-se encabeçado pelos mesmos três concelhos de Albufeira, Loulé e Lagos. Porto Santo sobe à quarta posição e Portimão à 5ª, substituindo Castro Marim.

Esta análise foi realizada com base em informação da DGAL, disponível no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa