Aumenta a recolha seletiva de resíduos

Aumenta a recolha seletiva de resíduos

placeholder

Celebra-se no dia 5 de junho o Dia Mundial do Ambiente. De acordo com os dados do INE, disponibilizados pela Marktest no seu sistema Sales Index, a percentagem de recolha seletiva de resíduos tem vindo a aumentar em Portugal.

Grupo Marktest
4 junho 2019

Os dados do INE, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, mostram que em Portugal foram recolhidas em 2017 mais de 5 milhões de toneladas de resíduos urbanos. Destas, mais de 4 milhões de toneladas foram recolhidas através de sistema de recolha indiferenciada e mais de 930 mil toneladas, por recolha seletiva.

Desde 2012, o peso da recolha seletiva tem vindo a aumentar, chegando a 2017 com a percentagem mais elevada: 18.6%.

Um quarto (25.6%) do volume total de resíduos recolhidos por recolha seletiva foi realizado em 5 concelhos apenas: Lisboa, Sintra, Cascais, Loures e Porto.

Já os concelhos do Crato, Porto Santo e Monforte, destacam-se por terem a maior proporção de resíduos recolhidos de forma seletiva, superior a 40% (respetivamente 42.6%, 42.3% e 41.1%).

Relativamente aos materiais recicláveis recolhidos em 2017, destaque para a recolha de vidro (19.0%) e do papel e cartão (18.1%).

Em 2017, cada habitante produziu um total de 487 Kg de resíduos, o que equivale a uma média diária superior a um Kg por habitante. Este é o valor mais elevado desde 2010 (que foi de 516 kg) mas ainda abaixo do máximo de 520 Kg/hab registado em 2009. No período em análise, o valor mais baixo foi observado em 2002, com 434 Kg de resíduos recolhidos per capita.

O volume de resíduos urbanos per capita atingiu o valor máximo em quatro concelhos do Algarve, todos acima de 1000 kg/hab: Albufeira (1383 kg/hab), Vila do Bispo (1380 kg/hab), Lagoa (1081 kg/hab) e Castro Marim (1047kg/hab). A estes valores está naturalmente associado o peso do turismo e consequente acréscimo populacional sazonal.

Do total de resíduos recolhidos, um quarto localizou-se em apenas oito concelhos do país (Lisboa, Sintra, Loures, Porto, Vila Nova de Gaia, Cascais, Almada e Matosinhos). Nestes concelhos recolheram-se cerca de 1,3 milhões de toneladas de resíduos, 25.3% do total nacional.

Esta análise foi realizada com base em informação do INE, disponível no sistema de geomarketing Sales Index, e na sua aplicação web Municípios Online. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Digital Week

    Organizado pela ACEPI, este evento tem como objetivo, entre outros, a promoção da transformação digital em Portugal.

    21 a 25 de outubro de 2019

    ACEPI - Associação da Economia Digital

    geral@acepi.pt

  • Portugal Digital Summit

    Esta iniciativa da ACEPI, integrada na Portugal Digital Week terá como país convidado, a Alemanha.

    22 e 23 de outubro de 2019

    ACEPI - Associação da Economia Digital

    Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa

    geral@acepi.pt