Quarentena impulsiona sites nacionais

Quarentena impulsiona sites nacionais

placeholder

Uma análise dos dados do serviço netAudience da Marktest comprova o aumento no consumo de sites nacionais.

Grupo Marktest
24 março 2020

Com o confinamento generalizado em casa, os portugueses aumentaram o consumo de Internet em geral, com especial destaque para algumas áreas temáticas de meios de comunicação social, segundo os dados do netAudience, da Marktest.

A análise seguinte é focada no consumo de page views das entidades web auditadas pelo netAudience, aqui agregadas por tipologias (ver tabela).

Numa análise de consumo semanal de pageviews, destaca-se um crescimento geral acentuado, nas duas últimas semanas, em comparação com o período anterior, desde o início do ano.

No gráfico, que apresenta o evolutivo de volumes de page views por semana, salta à vista o crescimento vertiginoso de visualizações de conteúdos dos sites nacionais de Informação medidos pelo netAudience. Mas também outras tipologias tiveram alterações relevantes: o conjunto de sites de Televisões passou para a segunda posição, seguidas das rádios (que não inclui as estações RDP, por estarem agregadas na entidade RTP).

A escala do gráfico, alargada pelo crescimento da Informação, torna menos visíveis as evoluções dos restantes conjuntos, as quais podem ser mais facilmente visualizadas no gráfico seguinte. Este, torna mais visíveis todas as evoluções, ao apresentar o crescimento percentual das últimas duas semanas, comparativamente à média das semanas anteriores, a contar do início do ano (média das semanas de 06 de Janeiro a 08 de Março)

Além do crescimento vertiginoso da Informação (+78%, ao fim da segunda semana), registam-se também crescimentos relevantes na TV (mais 21% e mais 7%, respectivamente), nos sites de serviços (+23%) e nas Rádios, que tiveram um crescimento de 10% na primeira semana e voltaram agora à média das semanas anteriores.

As principais quebras registam-se nas entidades de Desporto, com menos 31% na segunda semana e em Social e Vida, que teve menos 23% de tráfego nesta última semana, comparativamente a média de referência.

No conjunto total das entidades cobertas por esta análise, e comparativamente à média das semanas desde o início de 2020, regista-se um crescimento de 21% na primeira semana e de 18% na semana passada.

Nota: os dados incluem tráfego nacional, a partir de todas as principais plataformas (smartphone, PC e tablet), recolhido via recenseamento site-centric, e relativamente a entidades auditadas netAudience.

Entidades (incluindo as respectivas apps) agregadas em cada grupo tipológico:

  • Informação: Açoriano Oriental; Correio da Manhã; Destak; Diário de Notícias; Dinheiro Vivo; dnoticias.pt (Madeira); Expresso; IOL (Home Page e Serviços); Jornal de Negócios; Jornal de Notícias; Jornal do Fundão; Plataformamedia.com; Público; V-Digital; XL; Impala; Notícias ao Minuto; Notícias de Coimbra
  • Desporto e auto: Auto Portal; Mais Futebol; Motor24; O Jogo; Record; zerozero.pt
  • TV: RTP; SIC; TVI
  • Rádio:Cidade; M80; Mega Hits; Rádio Comercial; Rádio Renascença; Rádio Sim; RFM; Smooth FM; TSF
  • Social e Vida: Delas; Flash; Lux; Máxima; Men's Health; Milenar Blogs; NiT; Olhares; Volta ao Mundo; Womens Health; Vip; Nova Gente; Tv7dias
  • Serviços: Empregos Online; Priberam; Deco

O netAudience é um sistema híbrido de audiência de Internet, com elevado grau de integração e interdependência de 3 fontes independentes de recolha de dados: netScope (site-centric), mega panel (user-centric) e meter panel (dados user-centric). É desenvolvido pela Marktest em parceria com a Gemius.

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Asia Pacific 2020 - Insights Festival

    Evento ESOMAR, em parceira com o MRSI (Market Research Society India), com o tema D.R.I.V.E - DATA, Research, Insights, Vision e Excellence. Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento terá apenas transmissão online.

    2 e 3 de novembro de 2020

    ESOMAR

    events@esomar.org

  • Sustainability Summit 2020

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    5 de novembro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk