NetPanel: Resultados de Junho de 2002 já disponíveis

Encontram-se já disponíveis os dados do NetPanel para Junho de 2002, tornando-nos assim possível fazer um ponto de situação dos hábitos dos portugueses face à Internet para o 1º semestre deste ano.

De Janeiro a Junho de 2002, podemos contabilizar 1 475 100 utilizadores únicos de Internet e cerca de 2 634 316 500 páginas visitadas num total de 79 838 800 sessões; o que perfaz uma média de cerca de 33 páginas visitadas por sessão.

placeholder Clique no quadro para ver a definição dos Indicadores

No Top dos Domínios mais visitados encontramos o “Sapo”, que regista neste período cerca de 1 272 500 de utilizadores únicos, seguindo-se o site de e-mail da “Msn” (1 156 500 utilizadores únicos) e o da “Microsoft” (1 117 100). Os restantes sites que aparecem no Top 20 Domínios mais visitados são sites mais generalistas e de e-mail como o Clix, o Terravista, o IOL e o Yahoo, entre outros.

Clique para ver o gráfico
placeholder

Relativamente à caracterização dos acessos à Internet por períodos horários no 1º Semestre de 2002, podemos verificar que:

  • Apesar de o número de utilizadores únicos durante a semana (dias úteis) ser relativamente superior ao verificado durante o fim de semana, a evolução ao longo do dia é semelhante: denota-se uma evolução crescente a partir das 10 horas da manhã até às 18 horas em ambos os casos. A partir das 18H, nota-se que nos dias úteis o número de utilizadores únicos continua a aumentar fortemente, enquanto nos fins de semana este aumento não é tão abrupto. A partir das 23H, tanto nos dias úteis como aos sábados e domingos cessa o aumento de utilizadores únicos e começa a decrescer rapidamente à medida que a madrugada avança.
  • Os utilizadores com idades compreendidas entre os 15-24 anos e os 25-44 anos têm um comportamento praticamente idêntico face à Internet ao longo do dia. Por outro lado, as faixas etárias 4-14 anos e acima dos 44 anos têm por sua vez comportamentos também semelhantes entre si (distanciando-se evidentemente durante o período nocturno, em que claramente os utilizadores dos 4-14 anos praticamente deixam de aceder à Internet) mas a um nível bastante abaixo das duas faixas etárias referidas anteriormente.
  • O número de utilizadores do sexo masculino durante o dia é bastante superior ao número de utilizadores do sexo feminino, apesar de a evolução ao longo das 24 horas ser semelhante entre si.


Dias da semana
Clique para ver o gráfico

placeholder

Idade
Clique para ver o gráfico

placeholder
Sexo
Clique para ver o gráfico

placeholder


Fonte: Marktest, NetPanel

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais