GFK reforça a área de estudo farmacêuticos

GFK adquire a empresa I+G Nürnberg e duas subsidiárias e desta forma expande a sua oferta de serviços na área dos farmacêuticos e cuidados de saúde. Estas empresas passarão a operar sob a designação de GfK HealthCare que incluirá os estudos baseados em painéis a nível nacional e internacional e também a pesquisa ad’hoc nas áreas de saúde, dentária e veterinária.

A subsidiária I+G Gesundheitsforschung, que foi integrada na nova divisão GfK HealthCare, é líder no fornecimento de serviços relacionados com estudos de mercado na indústria farmacêutica a nível mundial. As vendas em 2001 ascenderam a 17,5 milhões de Euros.

O core business da GfK HealthCare consistirá em fornecer suporte de apoio a decisões de marketing , em áreas tais como lealdade do consumidor, análise de marcas, definição de preços, previsão de quotas de mercado, posicionamento de produtos e avaliação da estratégia de comunicação.

Fica bem patente nesta estratégia da GFK a tendência desde há muito identificada de fazer evoluir o negócio dos estudos de mercado cada vez mais para a área da digestão da informação e da consultoria (onde se criam as principais mais valias!), em vez da simples produção da informação.

Em Portugal, o negócio de estudos de mercado relacionado com a indústria farmacêutica deverá ser superior a 10 milhões de Euros em 2002 e é dominado pela multinacional IMS que tem uma aliança estratégica com a 10NEX. Existe um concorrente, AZYX, com crescente penetração no mercado. Outras empresas a operar neste sector são a CAM e a Novadir (Grupo Marktest). Esta última, a operar desde 2000, prepara-se para iniciar em 2003 a oferta de inovadores serviços nesta área.



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais