Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
O aumento da incidência de COVID-19 em Lisboa e Vale do Tejo, assim como o reforço na testagem e vacinação foram destaque nas notícias de Tv na semana de 24 a 30 de maio de 2021.
Grupo Marktest
1 junho 2021
placeholder

A pandemia de covid-19 manteve-se o destaque informativo da última semana. O Governo respondeu ao aumento da incidência na Grande Lisboa com o reforço na testagem e vacinação. Prepara-se ainda a vacinação para maiores de 30 anos já durante o mês de junho. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 311 notícias e quase 11 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 4 horas de emissão e 123 notícias emitidas.

No âmbito desportivo, a realização da final da Liga dos Campeões da UEFA no Porto foi igualmente assunto em destaque. A dificuldade em controlar os adeptos dos clubes finalistas, os britânicos Chelsea e Manchester City, e o ignorar das regras decorrentes da pandemia, marcaram os dias antes e depois da final da competição. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 137 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 60 notícias emitidas.

A última semana ficou também marcada por dois congressos políticos associados à direita portuguesa. O Movimento Europa e Liberdade realizou a sua convenção das "Direitas", que contou com a presença do Ex-Primeiro-ministro Passos Coelho entre outras personalidades. O partido Chega, liderado por André Ventura, realizou o seu 3º congresso em Coimbra no meio de protestos contra o partido e o seu líder. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 76 notícias e quase 3 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 27 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de Covid-19. A subida dos casos na Grande Lisboa e a possibilidade de retrocesso no desconfinamento foi o destaque da última semana. O tema representou 50% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Social Media em Market Research

    Evento online, cujo tema é a utilização das redes sociais em extudos de mercado. Este evento tem a colaborção de Ray Poynter, especialista em Market Research e Insights

    29 de junho de 2021

    APODEMO em colaboração com a MRS

    formacao@apodemo.pt

  • QSP Summit

    Uma das mais relevantes conferências de Management e Marketing da Europa.

    1 a 2 de julho de 2021

    QSP - Consultoria de Marketing

    Exponor, Porto

    info@qspsummit.pt