Marketing de influência
Marketing de influência
placeholder
Quem são as personalidades associadas aos atributos relevantes para a sua marca? O estudo Figuras Públicas e Digital Influencers da Marktest responde.
Grupo Marktest
13 julho 2021

Quais os atributos ou características pessoais que uma figura pública deve possuir para participar em campanhas publicitárias ou de sensibilização social? Esta foi uma das múltiplas questões colocadas no estudo Figuras Públicas e Digital Influencers da Marktest.

As respostas foram claras: a honestidade é o atributo mais valorizado, recolhendo uma média de 9.03 pontos numa escala de 1 a 10.

A credibilidade e a simpatia receberam igualmente uma pontuação elevada, de 8.91 e 8.81, respetivamente. Competência (8.68) e talento (8.05) completam a lista dos 5 atributos que os portugueses consideram mais importantes para que uma figura se associe a campanhas publicitárias ou de sensibilização social.

placeholder

Estes atributos são diferentes consoante os vários sectores de atividade. Por exemplo, no sector das bebidas, o sentido de humor e a juventude são os atributos mais associados a campanhas de bebidas não alcoólicas, enquanto a maturidade é o atributo mais indicado para campanhas de bebidas alcoólicas. Já na higiene pessoal, a beleza é o atributo mais valorizado.

E que nomes os portugueses associam a cada atributo? Considerando apenas os 5 atributos mais valorizados, os nomes de Manuel Luís Goucha (honestidade e credibilidade), Diana Chaves (simpatia) e Cristiano Ronaldo (competência e talento) ocupam as primeiras posições.

Os dados desta análise têm como base informação do estudo Figuras Públicas e Digital Influencers 2021, que pretende conhecer a imagem que os portugueses têm das figuras públicas e influenciadores digitais portugueses, a sua opinião acerca das principais características destas personalidades e a sua associação à publicidade. Integra ainda informação sobre a sua presença digital.

Na aferição da opinião dos portugueses, foi realizado um estudo junto de portugueses com 15/64 anos, residentes em Portugal Continental, com uma amostra constituída por 1201 entrevistas realizadas online através de um questionário de autopreenchimento entre os dias 8 de fevereiro e 4 de março de 2021.

Os resultados deste estudo são possíveis de analisar através de uma Web App, que permite visualizar, para cada um destes nomes, uma síntese dos resultados obtidos no estudo. É também fornecido um relatório resumo com análise descritiva e gráfica dos resultados e um ficheiro Excel com todas as questões em análise e segmentação das respostas pelo perfil sociodemográfico dos inquiridos.

Desenhada para PC ou dispositivos móveis, a aplicação apresenta de modo gráfico apelativo os resultados de cada uma das 62 figuras públicas e 40 digital influencers analisadas no estudo Figuras Públicas e Digital Influencers 2021.

Clique na imagem em baixo para ver uma demo desta aplicação:

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais