Notoriedade e empatia com figuras públicas e influenciadores
Notoriedade e empatia com figuras públicas e influenciadores
placeholder
Vanessa Alfaro, entre os nomes menos conhecidos, e Luís Franco-Bastos, entre os mais conhecidos, obtêm uma melhor relação entre empatia e notoriedade, de acordo com uma análise dos dados do estudo Figuras Públicas e Digital Influencers da Marktest.
Grupo Marktest
30 maio 2023

Analisando os indicadores de notoriedade total e empatia/identificação do estudo Figuras Públicas e Digital Influencers da Marktest, vemos que, numa lista de 150 nomes, distinguem-se 4 grupos de individualidades:

  • Personalidades com empatia abaixo da média e notoriedade abaixo da média
  • Personalidades com empatia abaixo da média e notoriedade acima da média
  • Personalidades com empatia acima da média e notoriedade abaixo da média
  • Personalidades com empatia acima da média e notoriedade acima da média

Entre os nomes que suscitam uma maior empatia junto dos portugueses, podemos ainda fazer uma análise cruzada e identificar os nomes com melhor rácio entre aqueles dois indicadores.

Nessa análise vemos que, entre os nomes mais conhecidos (notoriedade acima da média), destacam-se Luís Franco-Bastos, Nuno Lopes e Filipa Gomes, ao registar um melhor rácio entre empatia e notoriedade. Os seus índices oscilam entre 6.05 e 6.63 (escala de 1 a 10) de empatia e 58.9% e 67.6% de notoriedade.

Já entre os nomes menos conhecidos (notoriedade abaixo da média), destacam-se Vanessa Alfaro, Adriana Silva e Catarina Filipe, ao registar um melhor rácio entre empatia e notoriedade. Os seus índices oscilam entre 5.68 e 6.37 (escala de 1 a 10) de empatia e 8.2% e 9.6% de notoriedade.

O gráfico mostra o posicionamento destes nomes face a empatia (eixo horizontal) e notoriedade (eixo vertical), sendo o tamanho dos círculos proporcionais ao grau de notoriedade de cada um.

Figuras Públicas e Digital Influencers é um estudo realizado pela Marktest sobre a opinião dos portugueses relativamente às figuras públicas e influenciadores nacionais. Os objetivos principais deste estudo são os de conhecer a imagem que os portugueses têm das figuras públicas e influenciadores nacionais, a sua opinião acerca das principais características destas personalidades e a sua associação à publicidade.

Na aferição da opinião dos portugueses sobre figuras públicas e influenciadores, foi realizado um estudo de opinião junto de portugueses com 15/64 anos, residentes em Portugal Continental, com uma amostra constituída por 1200 entrevistas realizadas online através de um questionário de autopreenchimento entre os dias 22 de fevereiro e 9 de março de 2023.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org

  • Q2024

    Esta conferência tem como tema "Estatísticas Oficiais como Pilar da Democracia"

    4 a 7 de junho de 2024

    INE e Eurostat

    Centro de Congressos do Estoril, Estoril

    q2024@leading.pt